<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<rss version="2.0"
	xmlns:content="http://purl.org/rss/1.0/modules/content/"
	xmlns:wfw="http://wellformedweb.org/CommentAPI/"
	xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"
	xmlns:atom="http://www.w3.org/2005/Atom"
	xmlns:sy="http://purl.org/rss/1.0/modules/syndication/"
	xmlns:slash="http://purl.org/rss/1.0/modules/slash/"
	>

<channel>
	<title>Brasil SEO &#187; SEO</title>
	<atom:link href="http://www.brasilseo.com.br/category/seo/feed" rel="self" type="application/rss+xml" />
	<link>http://www.brasilseo.com.br</link>
	<description>Otimização de Sites (SEO) &#124; Marketing de Busca (SEM)</description>
	<lastBuildDate>Mon, 07 Nov 2011 20:59:30 +0000</lastBuildDate>
	<language>en</language>
	<sy:updatePeriod>hourly</sy:updatePeriod>
	<sy:updateFrequency>1</sy:updateFrequency>
	<generator>http://wordpress.org/?v=3.3.1</generator>
		<item>
		<title>8 Dicas de SEO Para WordPress</title>
		<link>http://www.brasilseo.com.br/seo/8-dicas-de-seo-para-wordpress</link>
		<comments>http://www.brasilseo.com.br/seo/8-dicas-de-seo-para-wordpress#comments</comments>
		<pubDate>Mon, 07 Nov 2011 13:06:28 +0000</pubDate>
		<dc:creator>Fabio Pessoa</dc:creator>
				<category><![CDATA[SEO]]></category>
		<category><![CDATA[wordpress]]></category>

		<guid isPermaLink="false">http://www.brasilseo.com.br/?p=1296</guid>
		<description><![CDATA[1 &#8211; Otimize Seu Titulo Em termos de SEO, o título é uma das coisas mais importantes: Na verdade, o título aparece como um link nos resultados de pesquisas. Então dê uma atenção especial ao seu titulo, criei títulos únicos, atraentes e explore palavra-chave porque seu titulo é mostrado em forma de link. Dica: Coloque [...]<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/8-dicas-de-seo-para-wordpress">8 Dicas de SEO Para WordPress</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p><img class="aligncenter size-full wp-image-1297" src="http://www.brasilseo.com.br/wp-content/uploads/2011/11/seo-para-wordpress.jpg" alt="seo-para-wordpress" width="600" height="300" /></p>
<h2>1 &#8211; Otimize Seu Titulo</h2>
<p>Em termos de SEO, o título é uma das coisas mais importantes: Na verdade, o título aparece como um link nos resultados de pesquisas.<br />
Então dê uma atenção especial ao seu titulo, criei títulos únicos, atraentes e explore palavra-chave porque seu titulo é mostrado em forma de link.<br />
Dica: Coloque a palavra-chave que você deseja ranquear em primeiro, em um “teste” meu eu tive um melhor resultado com ela em primeiro. Mas cada caso é um caso às vezes pra você ele seja melhor em segundo por isso teste.</p>
<h2>2 &#8211; Usem a estrutura tag H correta (h1, h2, h3.)</h2>
<p>A fim de obter o melhor do SEO em resultados possíveis, você deve usar a estrutura de tags correta:</p>
<p>• H1 para o título do post<br />
• H2 para títulos no conteúdo<br />
• H3 para legendas no conteúdo<br />
• E assim por diante&#8230;</p>
<p>Lembre-se você pode usar dois ou mais H2, H3, H4&#8230; Mas sempre mantenha a hierarquia depois de um H2 vem H3 não H4 então tome muito cuidado.</p>
<h2>3 &#8211; Usem URLs Amigáveis Permalinks/Links Permanentes</h2>
<p>Para configurar o Permalinks/LinksPermanentes é muito simples abra seu painel de administrador do wordpress e vá na aba do lado esquerdo La no final você vai em Opções&gt; Permalinks/LinksPermanentes veja na imagem abaixo.</p>
<p><img class="aligncenter size-full wp-image-1299" src="http://www.brasilseo.com.br/wp-content/uploads/2011/11/permalinks-links-permanentes.jpg" alt="permalinks-links-permanentes" width="500" height="503" /><br />
Para SEO é recomendado usar a seguinte configuração /%category%/%postname%/</p>
<h2>4 – Linkbuilding com comentários em outros blogs</h2>
<p>Ter backlinks é realmente muito importante, em termos de SEO. Mas, especialmente se seu blog for novo, ter backlinks de qualidade nem sempre é fácil. Uma solução simples é deixar comentários (relevante, é claro) em blog que não usar o rel = &#8220;nofollow&#8221; atributo, ou ter o widget Top Comentaristas os links são dofollow.<br />
Mesmo quando o blog tem links nofollow, vale apena deixar um comentário isso ajuda em forma divulgação do seu site/blog.<br />
Faça comentários de qualidade e não só de spam, como muitos que eu vejo por aí, assim fica mais fácil do administrador aceitar seu comentário.</p>
<h2>5- Instalem um Plugin de SEO</h2>
<p>Em minha opinião, <strong><a title="Site do Plugin" href="http://yoast.com/wordpress/seo/" target="_blank">WordPress SEO</a></strong> é um dos melhores plugins para WordPress: Ele permite que você ative meta descrições e palavras-chave, Redirecionamento 301, evita conteúdo duplicado por noindex nas páginas como categorias ou tags, Ajuste dos títulos&#8230;</p>
<h2>6 – Crie uma Página Mapa do Site</h2>
<p>Em minha opinião, todos os blogs/sites devem ter uma página Mapa do Site: Ela permite que os seus leitores/Usúarios naveguem com rapidez em seu site/blog e encontre o que procura.<br />
Tem um plugin que eu uso no wordpress chamado de “<strong><a title="Site do Plugin" href="http://www.dagondesign.com/articles/sitemap-generator-plugin-for-wordpress/" target="_blank">dagon sitemap</a></strong>” ele cria automaticamente a página Mapa do Site. Leiam o Plugin para melhor instalação!</p>
<h2>7 &#8211; Crie um arquivo robots.txt</h2>
<p>Conteúdo duplicado pode acabar com a relevância do seu blog. Uma das melhores coisas contra conteúdo duplicado é criar um arquivo robots.txt.<br />
robots.txt é um arquivo de texto simples, contendo instruções para os motores de busca.<br />
Em um próximo post vou mostra passo a passo com criar um robots para SEO.<br />
Dica: Para wordpress eu sempre bloqueio a tag do post e deixo somente ele indexar a categoria.</p>
<h2>8 &#8211; Leia WordPress.org</h2>
<p>No <strong><a title="Site do WordPress.org" href="http://codex.wordpress.org/Main_Page" target="_blank">WordPress.org</a></strong> você vai encontrar toda documentação do wordpress em português.<br />
Tem um livro para download grátis, <a title="Site do Livro em Inglês" href="http://www.blogohblog.com/wordpress-seo-for-beginners-the-blog-oh-blog-way/" target="_blank">WordPress SEO guide for beginners</a> Só que está em inglês.</p>
<p>Sobre o <strong>Fábio Pessoa</strong></p>
<p><strong></strong>Coordenador de SEO e Links Patrocinados na <strong><a title="Site da Personal Search" href="http://www.personalsearch.com.br" target="_blank">Personal Search</a>.<br />
</strong>Fanático por SEO e Links Patrocinados estou sempre aprendendo e transmitindo um pouco do meu conhecimento para comunidade de SEARCH, em busca de novos desafios.</p>
<p>Twitter: <a title="Twitter do Fábio Pessoa" href="http://www.twitter.com/fabiopessoa" target="_blank">@FabioPessoa</a></p>
<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/8-dicas-de-seo-para-wordpress">8 Dicas de SEO Para WordPress</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></content:encoded>
			<wfw:commentRss>http://www.brasilseo.com.br/seo/8-dicas-de-seo-para-wordpress/feed</wfw:commentRss>
		<slash:comments>24</slash:comments>
		</item>
		<item>
		<title>Teste de Indexação para Multiplos Links</title>
		<link>http://www.brasilseo.com.br/seo/teste-de-indexacao-para-multiplos-links</link>
		<comments>http://www.brasilseo.com.br/seo/teste-de-indexacao-para-multiplos-links#comments</comments>
		<pubDate>Tue, 21 Sep 2010 12:19:26 +0000</pubDate>
		<dc:creator>duduseo</dc:creator>
				<category><![CDATA[SEO]]></category>

		<guid isPermaLink="false">http://www.brasilseo.com.br/?p=1218</guid>
		<description><![CDATA[Olá pessoal, este é meu primeiro post aqui na Brasil SEO e vou começar apresentando um teste muito interessante que fiz recentemente. Todos nós, quando começamos nossos estudos em SEO aprendemos uma das coisas mais importantes dentro de um projeto é o linkbuilding. E dentro deste aprendizado descobrimos que não adianta conseguir vários backlinks apontando [...]<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/teste-de-indexacao-para-multiplos-links">Teste de Indexação para Multiplos Links</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p>Olá pessoal, este é meu primeiro post aqui na Brasil SEO e vou começar apresentando um teste muito interessante que fiz recentemente.</p>
<p>Todos nós, quando começamos nossos estudos em SEO aprendemos uma das coisas mais importantes dentro de um projeto é o <a href="http://www.brasilseo.com.br/link-building/link-building-12-maneiras-de-conseguir-links-para-seu-site">linkbuilding</a>.  E dentro deste aprendizado descobrimos que não adianta conseguir vários backlinks apontando para a mesma URL, pois o Google considera somente o primeiro. Vou confessar que quando descobri isso fiquei muito triste com o Google. Mas será que existe uma forma de fazer com que o Google considere os demais backlinks que apontam para a mesma URL? Será que é possível passar juice mesmo no segundo ou terceiro backlink?</p>
<p>Através do teste apresentado abaixo vamos ver que além de ser possível é muito simples, aplicando apenas alguns conceitos que todos já conhecemos bem.</p>
<h2>Objetivo do teste</h2>
<p>O objetivo do teste é mostrar que através da incrível tecnologia de redirecionamento 301 o Google considera os demais links, transferindo assim o peso do texto âncora para a url destino do redirecionamento.</p>
<h2>O teste</h2>
<p>O primeiro ponto do teste foi identificar uma keyword que ainda não apresentava nenhum conteúdo indexado pelo Google, conforme mostrado na figura abaixo a keyword escolhida foi <strong>zdkanjrbkuktre</strong>:</p>
<p><img class="alignnone size-full wp-image-159" src="http://www.impactar.net/images/outros/antes.png" alt="" width="616" height="172" /></p>
<p>Com a keyword definida o próximo passo foi inserir os links em um domínio teste. Para isso utilizei o domínio <a href="http://www.nanunikokoritu-w3mark.com.br">http://www.nanunikokoritu-w3mark.com.br</a>. Foram inseridos dois links com palavras chave diferentes. O primeiro link apontando diretamente para o site e o segundo link apontando indiretamente para o site, através de um redirecionamento 301 feito pelo migre.me contendo a palavra chave escolhida.</p>
<p><a href="http://www.nanunikokoritu-w3mark.com.br/"><img class="alignnone size-full wp-image-165" src="http://www.impactar.net/images/outros/site.png" alt="" width="616" height="142" /></a></p>
<p>Uma coisa importante a ressaltar é o fato de que o site para o qual os backlinks estão apontando não possui a keyword mencionada em nenhum momento dentro de seu conteúdo, desta forma o único peso seria transferido pelo backlink recebido.</p>
<p>Através da imagem abaixo podemos ver que ao indexar o meu site, o Google bot seguiu os dois links passando juice também para o segundo link.</p>
<p><a href="http://www.google.com.br/#q=zdkanjrbkuktre" target="_blank"><img class="alignnone size-full wp-image-160" src="http://www.impactar.net/images/outros/depois.png" alt="" width="616" height="172" /></a></p>
<p>Uma coisa interessante a se notar é o fato de que o Google considerou o meu site mais relevante para a palavra chave do que o site que recebeu os backlinks. Acredito que isso aconteceu devido ao fato de o site referenciado pelo link não possui a keyword em seu conteúdo. Isso mostra a importância de trabalhar a keyword também no conteúdo do seu site e não só na ancora dos backlinks.</p>
<h2>Conclusão</h2>
<p>O teste mostra que através de um redirecionamento 301 é possível conseguir vários backlinks apontando indiretamente para uma mesma URL, passando relevância para diversas palavras chave.<br />
Esta técnica poderia ser utilizada para conseguir mais backlinks a partir de sites de autoridade, ou até mesmo na linkagem interna de seu site.</p>
<p>Acredito que neste momento vocês já estão pensando mil maneiras de tirar proveito deste recurso, alguém quer compartilhar?</p>
<h2>Sobre o Dudu</h2>
<p><em>Começou sua carreira na informática como programador web, participando em grandes projetos. Após conhecer o marketing de busca e passar alguns anos estudando resolveu migrar definitivamente para área de Search. Apaixonado pelo que faz, atua como Diretor de Search da <a title="Agência Impactar" href="http://www.impactar.net/">Impactar &#8211; Agência Digital</a> coordenando projetos de SEO.</em></p>
<p><em>Twitter: <a title="Twitter do DuduDoSEO" href="http://twitter.com/dududoseo">@DuduDoSEO</a></em></p>
<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/teste-de-indexacao-para-multiplos-links">Teste de Indexação para Multiplos Links</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></content:encoded>
			<wfw:commentRss>http://www.brasilseo.com.br/seo/teste-de-indexacao-para-multiplos-links/feed</wfw:commentRss>
		<slash:comments>38</slash:comments>
		</item>
		<item>
		<title>CTR como Fator de Rankeamento?</title>
		<link>http://www.brasilseo.com.br/seo/ctr-como-fator-de-rankeamento</link>
		<comments>http://www.brasilseo.com.br/seo/ctr-como-fator-de-rankeamento#comments</comments>
		<pubDate>Thu, 01 Jul 2010 14:26:45 +0000</pubDate>
		<dc:creator>Cassiano Travareli</dc:creator>
				<category><![CDATA[SEO]]></category>

		<guid isPermaLink="false">http://www.brasilseo.com.br/?p=1169</guid>
		<description><![CDATA[Olá leitores do Brasil SEO, estou de volta com mais um artigo, e hoje a discussão será em cima de CTR ser ou não ser um fator de rankeamento. O que é CTR? Para explicar de maneira simples o que é CTR (Click-through rate) irei dar um exemplo fictício. Consideremos que a busca por “cadeiras [...]<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/ctr-como-fator-de-rankeamento">CTR como Fator de Rankeamento?</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p>Olá leitores do <a href="http://www.brasilseo.com.br/">Brasil SEO</a>, estou de volta com mais um artigo, e hoje a discussão será em cima de <strong>CTR</strong> ser ou não ser um fator de rankeamento.</p>
<div align="center"><img src="http://www.brasilseo.com.br/images/ctr.jpg" alt="CTR e a interface do Google" /></div>
<h2>O que é CTR?</h2>
<p>Para explicar de maneira simples o que é CTR (Click-through rate) irei dar um exemplo fictício. Consideremos que a busca por “cadeiras para escritório” teve 4000 impressões nos resultados de busca e que 500 pessoas clicaram em seu website a partir dessa consulta. Nesse caso dividimos o numero de visitas pelo número de impressões, ou seja, 500/4000 = 0,125. Multiplicamos por 100 para obter a resposta em porcentagem e temos que o CTR desse site para a consulta “cadeiras de escritório” é igual a 12,5%. Portanto, podemos dizer que o CTR significa a taxa de cliques em seu site para determinada consulta, calculado pela fórmula:</p>
<p><strong>CTR = (Número de Clicks / Número de Impressões) x 100</strong></p>
<p>PS: Eu usei o vezes 100 para ilustrar a resposta em porcentagem e para facilitar a visualizar o valor real</p>
<h2>Que fatores podem alterar meu CTR?</h2>
<p>Vamos considerar os resultados de uma busca dentro da interface do Google. Quais são os fatores que um webmaster tem em seu controle para fazer modificações e conseguir atrair mais visitantes?</p>
<p>Obviamente que o fator mais importante acaba sendo a posição que o site encontra-se no resultado da busca, quanto melhor posicionado o seu site tende a ter mais visitas. Nesse fator é muito importante o trabalho de SEO de um site para ter uma melhor posição, e nem cabe ao assunto da discussão proposta.</p>
<p>Vamos falar nos fatores que o webmaster tem o poder direto de alterar para tentar atrair aquele visitante que fez uma consulta no Google, fato que, pode ser um diferencial e “roubar” visitas de um website que esteja em uma posição melhor nas SERPs. Esses fatores são basicamente constituídos de Titulo, Descrição e URL.</p>
<p><strong>Título</strong> – É um dos elementos mais importantes dentro de uma página. Ele é a porta de entrada para os usuários e um elemento de muito peso quando falamos em otimização. Um título deve SEMPRE conter sua palavra chave principal trabalhada naquela página, e também outros elementos como um CALL To Action, o nome da empresa, uma palavra chave secundária, e por ae vai, não irei entrar nos méritos das diversas maneiras de se criar um título. O Título de uma página é uma métrica utilizada pelo Google para rankeamento, podemos mudar apenas os títulos das páginas e perceber algumas vezes mudanças de posições nas SERPs, ou seja, é uma métrica que isolada, consegue-se perceber facilmente a sua influencia e força de atuação para os rankings.</p>
<p><strong>Descrição</strong> – Criada a partir de uma meta tag description ou através de uma parte do conteúdo da própria página. A meta tag description não está relacionada diretamente com rakeamento, mas nem por isso não deixa de ter sua extrema importância para atrair visitas para um site. Minha dica para meta description é você fazer um balanço entre a utilização de algumas palavras chaves juntamente com um resumo do que o usuário encontrará em sua página, finalizando com uma chamada convidativa para o usuário visitar seu site. Existem diversas maneiras de se criar uma descrição interessante, e o ideal é fazer diferentes testes com descrições diferentes e acompanhar como ficará o CTR da página para cada teste.</p>
<p><strong>URL</strong>- A url da página possui certa importância quando falamos em rankeamento, e além disso para o usuário é muito mais interessantes ver uma url assim:</p>
<p><em>/cadeiras-para-escritorio/</em></p>
<p>Do que uma url assim:</p>
<p><em>?category=2&#038;product=47</em></p>
<p>Existem ainda outros fatores como reviews e outras novas informações que o Google está começando a exibir nos snippets, que podem influenciar um click.</p>
<h2>Bom, mas então, depois de tanto BLA BLA BLA onde você quer chegar?</h2>
<p>Eu estive falando sobre elementos que podem exercer a influência de um usuário para clicar em seu site ao invés de um concorrente, aumentando assim seu CTR, porém esse aumento de CTR é uma métrica de Rankeamento? Bom a resposta direta é simples:</p>
<p><strong>NÃO!</strong></p>
<p>CTR é facilmente manipulável, você pode pagar pessoas para ficar clicando em seus resultados, você pode criar programinhas que fazem clicks automáticos e por aí vai&#8230;.ou seja CTR não é uma métrica isolada para o rankeamento.</p>
<p>Ah então não preciso me preocupar com isso, certo?</p>
<p><strong>ERRADO ao quadrado!</strong></p>
<p>A análise em cima do CTR é de extrema importância por 2 motivos básicos.</p>
<p>1-	Pense no usuário, você tem que pensar em tráfego e não em rankings nesse caso, pense em como você conseguirá mais pessoas entrando em sua loja, pense em como se diferenciar dos caras em cima de você nas SERPS, pense que aquele usuário pode entrar na sua loja ao invés do concorrente, então quando falamos em CTR é fundamental fazer testes e mais testes de snippets para conseguir atrair mais visitas. <a href="http://www.brasilseo.com.br/ferramentas-de-seo/google-webmaster-tools-novas-funcionalidades">E o Google Webmaster Tools possui uma excelente área de análise para isso</a>.</p>
<p>2-	CTR não é uma métrica direta para o rankeamento, porém vamos pensar amplamente em visibilidade. Quanto mais pessoas visitam seu site, quanto mais pessoas consegue trazer e exibir seu conteúdo, mais chance de ser referenciado você tem, ou seja, melhorando o CTR terá mais visitas, e se tem mais visitas, a chance de ser referenciado, indicado, mencionado aumenta muito. </p>
<h2>Conclusão:</h2>
<p>Concentre o seu trabalho na conversão de usuários na interface do Google (<a href="http://www.flavioraimundo.com.br/apresentacao-uaiseo/">aqui tem uma excelente apresentação do Flávio Raimundo sobre o assunto</a>) , pensando em aumento de tráfego e não em rankings. CTR não é uma métrica direta para rankeamento, ou seja, não adianta pedir para sua mãe, tia, irmã e vó clicarem o dia inteiro no seu site, isso não trará resultado algum. Mas lembre-se que qualquer meio que você utiliza para atrair novos usuários para seu site, faz com que aumente as suas chances de ser referenciado, e isso sim, pode influenciar no ranking. Apenas lembrando que esse é meu ponto de vista baseado em minhas experiências e análises, mas existem diferentes frentes no mercado que podem discordar ou concordar&#8230;. mas é ae que as coisas ficam interessantes, pois esse é um mercado aberto para diferentes opiniões <img src='http://www.brasilseo.com.br/wp-includes/images/smilies/icon_smile.gif' alt=':)' class='wp-smiley' /> </p>
<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/ctr-como-fator-de-rankeamento">CTR como Fator de Rankeamento?</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></content:encoded>
			<wfw:commentRss>http://www.brasilseo.com.br/seo/ctr-como-fator-de-rankeamento/feed</wfw:commentRss>
		<slash:comments>33</slash:comments>
		</item>
		<item>
		<title>Como Medir e Mostrar Resultados do Trabalho de SEO</title>
		<link>http://www.brasilseo.com.br/seo/como-medir-e-mostrar-resultados-do-trabalho-de-seo</link>
		<comments>http://www.brasilseo.com.br/seo/como-medir-e-mostrar-resultados-do-trabalho-de-seo#comments</comments>
		<pubDate>Mon, 26 Apr 2010 16:25:39 +0000</pubDate>
		<dc:creator>Paula Albocino</dc:creator>
				<category><![CDATA[Ferramentas de SEO]]></category>
		<category><![CDATA[SEO]]></category>

		<guid isPermaLink="false">http://www.brasilseo.com.br/?p=1128</guid>
		<description><![CDATA[O que eu mais gosto do trabalho como especialista em SEO é poder medir e visualizar os resultados. O trabalho de link building às vezes é cansativo e fica fácil perder o ânimo quando não se vê a recompensa. Em abril eu completei quatro meses na Englishtown e a mudança do tráfego gerado por busca [...]<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/como-medir-e-mostrar-resultados-do-trabalho-de-seo">Como Medir e Mostrar Resultados do Trabalho de SEO</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p>O que eu mais gosto do trabalho como especialista em <a href="http://www.brasilseo.com.br/">SEO</a> é poder medir e visualizar os resultados. O trabalho de <a href="http://www.brasilseo.com.br/category/link-building">link building</a> às vezes é cansativo e fica fácil perder o ânimo quando não se vê a recompensa. Em abril eu completei quatro meses na Englishtown e a mudança do tráfego gerado por busca natural e a variação da visibilidade do site, colocados em gráfico, mostram a diferença que o trabalho de SEO faz.</p>
<p>Para medir a visibilidade, utilizamos o software Advanced Web Rankings. O tráfego de resultados orgânicos medimos com a ajuda do Omniture. O software Advanced Link Manager nos mostra o número de links gerados. Apesar de não utilizarmos aqui na empresa, o Google Analytics é excelente e as Ferramentas para Webmaster do Google melhorou muito com as alterações <a href="http://googlewebmastercentral.blogspot.com/2010/04/more-data-and-charts-in-top-search.html">anunciadas recentemente</a>.</p>
<p>Toda semana eu meço a visibilidade do site e do tráfego vindo de busca natural. Coloco essas informações e o número de links em um arquivo de Excel e assim consigo gerar gráficos como esse abaixo.</p>
<p style="text-align: center;"><img src="http://www.brasilseo.com.br/images/trafego-natural.jpg" alt="Gráfico Visibilidade x Tráfego Natural" /></p>
<p>NS, ou Natural Search, é o tráfego gerado por resultados orgânicos. Visibility é a visibilidade que o site tem nos três principais sites de busca para as palavras-chave determinadas. Antes de fazer o trabalho de SEO, a visibilidade do site estava em 39% e os resultados naturais geravam cerca de quatro mil visitas por mês. Hoje a visibilidade atinge 58% e o número de visitas mensais gratuitas ao site passa de seis mil.</p>
<p>O número de links acumulados pode ser colocado no mesmo gráfico, ou em gráfico separado. O importante é conseguir mostrar que a relação é diretamente proporcional: quanto mais links de qualidade, maior a visibilidade do site e o número de visitas não pagas.</p>
<p>Aqui ainda medimos quantos sites são contatados por semana e o “success rate” é a relação de número de links por sites contatados. A tendência é que com o tempo e experiência, o profissional não precise contatar tantos sites para conseguir um link.</p>
<p style="text-align: center;"><img src="http://www.brasilseo.com.br/images/resultado-link-building.jpg" alt="Gráfico Resultado do Link Building" /></p>
<p>Apesar de trabalharmos com mais de cem palavras-chave, aquelas realmente importantes são menos de dez. Antes de começar o trabalho de SEO, verifique o posicionamento das palavras-chave primárias no Google, Yahoo e Bing. Assim, fica mais fácil mostrar a variação delas com o tempo.</p>
<p>Também podemos apresentar gráficos mostrando o tráfego gerado por pesquisas pela marca. Se a empresa não estiver fazendo campanhas offline, o aumento da procura pelo nome da empresa pode ser atribuído ao trabalho de SEO. Afinal, quanto maior a visibilidade do site, mais conhecida a empresa.</p>
<p style="text-align: center;"><img src="http://www.brasilseo.com.br/images/resultado-branding.jpg" alt="Grafico resultado nome da marca" /></p>
<p>Quando apresentar gráficos sobre tráfego, deve-se levar em conta a sazonalidade. É normal que em dezembro a procura por cursos de inglês caia muito e em janeiro volte a crescer. Lembre-se desses fatores se tiver que justificar grandes quedas de tráfego e, se achar importante, compare os números desse ano com os dos anos anteriores.</p>
<p>Se você estiver criando campanhas no site ou for responsável pela criação do conteúdo, acompanhe também as taxas de conversão e as de rejeição. Se as <a href="http://www.brasilseo.com.br/google-analytics/bounce-rate-entenda-como-funciona-a-taxa-de-rejeicao">taxas de rejeição</a> forem altas e a conversão não estiver acompanhando o crescimento do tráfego, verifique as palavras-chave, a usabilidade do site e faça os ajustes necessários.</p>
<p>Mantenha tudo arquivado, inclusive o endereço de todos os sites com os links que conseguiu gerar. Recentemente eu fui questionada por que uma das páginas internas não estava melhorando de ranking. “Tem certeza que você esta fazendo link building para páginas internas?”, perguntou-me um dos gerentes. Eu tinha arquivado todos os sites com links para páginas internas e foi fácil mostrar meu trabalho. Ele estava certo em questionar, logo a página ganhou ranking e gerou resultado duplo para uma das nossas principais palavras-chave, como mostrado abaixo:</p>
<p style="text-align: center;"><img src="http://www.brasilseo.com.br/images/resultado-identado-ingles.jpg" alt="Resultado final da campanha de link builging" /></p>
<p>Dizem que o pessoal de vendas da empresa traz o dinheiro e o de marketing gasta. Prove ao CEO da sua empresa ou ao seu cliente que o seu trabalho gera lucro. Crie relatórios semanais, mensais, quadrimestrais, anuais e mostre, sempre que tiver oportunidade, a diferença que o trabalho de SEO faz.</p>
<p><em>Paula Albocino trabalha como especialista em SEO para <a href="http://www.englishtown.com.br/online/online-courses.aspx">Englishtown</a>. Assina o blog <a href="http://palbocino.wordpress.com/">http://palbocino.wordpress.com</a> Twitter:@palbocino</em></p>
<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/como-medir-e-mostrar-resultados-do-trabalho-de-seo">Como Medir e Mostrar Resultados do Trabalho de SEO</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></content:encoded>
			<wfw:commentRss>http://www.brasilseo.com.br/seo/como-medir-e-mostrar-resultados-do-trabalho-de-seo/feed</wfw:commentRss>
		<slash:comments>19</slash:comments>
		</item>
		<item>
		<title>Como Usar o Long Tail do Seu Website</title>
		<link>http://www.brasilseo.com.br/seo/como-usar-o-long-tail-do-seu-website</link>
		<comments>http://www.brasilseo.com.br/seo/como-usar-o-long-tail-do-seu-website#comments</comments>
		<pubDate>Tue, 30 Mar 2010 12:34:12 +0000</pubDate>
		<dc:creator>Koki Mourao</dc:creator>
				<category><![CDATA[SEO]]></category>

		<guid isPermaLink="false">http://www.brasilseo.com.br/?p=1110</guid>
		<description><![CDATA[Vimos recentemente, através da ótima apresentação do Cassiano, como implementar SEO para long tails. O que pretendo demonstrar abaixo, é como tirar bom proveito da informação contida em seu long tail. Eu trabalho há alguns anos com SEO em um mercado extremamente competitivo onde as palavras-chave mais importantes custam uma fortuna e os rankings estão [...]<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/como-usar-o-long-tail-do-seu-website">Como Usar o Long Tail do Seu Website</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p>Vimos recentemente, através da ótima apresentação do Cassiano, como implementar <a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/seo-para-long-tails">SEO para long tails</a>. O que pretendo demonstrar abaixo, é como tirar bom proveito da informação contida em seu long tail.</p>
<p>Eu trabalho há alguns anos com SEO em um mercado extremamente competitivo onde as palavras-chave mais importantes custam uma fortuna e os rankings estão saturados de sites de afiliados com conteúdo duplicado.</p>
<p style="text-align: center;"><img class="aligncenter" src="http://www.brasilseo.com.br/images/custo-ppc.jpg" alt="Custos de uma campanha PPC" /></p>
<p>A nossa área de comentários, gera diariamente dezenas de novos posts, criando uma grande biblioteca de conteúdo único e relevante.</p>
<p>Foi um grande desafio, porem 2 ou 3 meses depois que implementei url amigáveis, canonical tags e sitemaps, o nosso tráfego orgânico começou a aumentar. Ao permitir que os bots achem e se concentrem no conteúdo dos comentários, fomos premiados com boas colocações nos serviços de busca, principalmente no Google.</p>
<p style="text-align: center;"><img class="aligncenter" src="http://www.brasilseo.com.br/images/divisao-trafego.gif" alt="Divisão de Tráfego do website" /></p>
<p>No momento, tráfego de serviços de busca representam aproximadamente 68% to tráfego total. Destes 68%, 66% são de posições orgânicas. Gastos com PPC representam apenas 2%.</p>
<p style="text-align: center;"><img class="aligncenter" src="http://www.brasilseo.com.br/images/organico-ppc.gif" alt="Comparação entre tráfego orgânico e links patrocinados" /></p>
<p>Mesmo com um tráfego orgânico maior, a quantidade de URLs indexadas diminuiu bastante. Acredito que seja conseqüência direta da remoção de varias paginas com conteúdo duplicado.</p>
<p>O <a href="http://www.brasilseo.com.br/google-analytics/bounce-rate-entenda-como-funciona-a-taxa-de-rejeicao">bounce rate ou taxa de rejeição</a> também aumentou bastante, e foi justamente quando fui pesquisar a causa, que achei o meu long tail.</p>
<h2>Finalmente o long tail</h2>
<p>O resultado de ter o novo conteúdo indexado foi um enorme long tail, onde o somatório do tráfego das palavras-chave de baixo volume de procura é bem mais alto do que o tráfego proveniente das palavras-chave top que, individualmente trazem muitas visitas, porem não se comparam ao tráfego trazido pelo exercito de combinações de baixo volume.</p>
<p style="text-align: center;"><img class="aligncenter" src="http://www.brasilseo.com.br/images/long-tail.gif" alt="Gráfico da long tail" /></p>
<p>O long tail traz tráfego e converte melhor, porem há também uma enorme quantidade de palavras-chave com baixíssimo tráfego, que nunca converteram em venda, com um tempo de visita baixo e uma taxa de rejeição alta. Afinal, nunca se sabe o que o usuário pode digitar ao efetuar uma busca. Temos que separar o joio do trigo&#8230;</p>
<p style="text-align: center;"><img class="aligncenter" src="http://www.brasilseo.com.br/images/bounce-rate.gif" alt="Páginas com bouce rate alto" /></p>
<p>O segredo é, localizar dentro de seu long tail, as palavras chave de qualidade e que convertem melhor. Imagine, localizar as melhores palavras-chave dentro de um universo de mais de 160.000 palavras-chave.</p>
<p style="text-align: center;"><img class="aligncenter" src="http://www.brasilseo.com.br/images/numero-de-paginas.jpg" alt="Quantidade total de páginas e keywords" /></p>
<p>A Google desenvolveu excelentes filtros dentro do <a href="http://www.brasilseo.com.br/category/google-analytics">analytics</a>, e e possível facilmente, se eliminar as palavras-chave de baixa qualidade. Melhor ainda, os filtros permitem customizar o critério de busca e assim, me concentrei nas palavras-chave de alta qualidade.</p>
<p>Como KPIs (Key performance indicators), escolhi palavras-chave que trouxeram no minimo 60 visitas, onde a taxa de rejeição foi menos que 50%,  a taxa de conversão maior ou igual a 10% e as visitas duraram no minimo 2 minutos.</p>
<p style="text-align: center;"><img class="aligncenter" src="http://www.brasilseo.com.br/images/filtros-do-google-analytics.jpg" alt="Uso dos filtros do Google Analytics" /></p>
<p>Após o filtro, diminui o numero de palavras chave de 160,000 para 18. Vale a pena lembrar que, dependendo do resultado obtido, pode-se alterar os valores no filtro aumentando ou diminuindo os critérios adotados.</p>
<p style="text-align: center;"><img class="aligncenter" src="http://www.brasilseo.com.br/images/paginas-mais-visitadas.gif" alt="Melhores long tails" /></p>
<p>Essa técnica de utilização de filtro permite que se ache as melhores palavras-chave dentro do seu long tail. Principalmente se você tiver configurado goals (objetivos), podendo assim, localizar as palavras-chave que trouxeram consumidores alem de visitantes.</p>
<p><em>Nascido em Nova Iorque, EUA, formado em Comunicação Social (Jornalismo) pela PUC-Rio. Trabalha com produção web nos EUA desde que se formou em 1997. Designer, programador e profissional de marketing já trabalhou em projetos com a Microsoft, AOL, SEBRAE-SP e Starwood Hotels. Sempre curioso e atualizado, faz questão de entender todas as etapas no processo de criação de um website. Atualmente trabalha em Miami como SEM e Head Affiliate Manager na FlexOffers.com &#8211; uma rede de affiliate marketing.</em></p>
<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/como-usar-o-long-tail-do-seu-website">Como Usar o Long Tail do Seu Website</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></content:encoded>
			<wfw:commentRss>http://www.brasilseo.com.br/seo/como-usar-o-long-tail-do-seu-website/feed</wfw:commentRss>
		<slash:comments>9</slash:comments>
		</item>
		<item>
		<title>SEO para Long Tails</title>
		<link>http://www.brasilseo.com.br/seo/seo-para-long-tails</link>
		<comments>http://www.brasilseo.com.br/seo/seo-para-long-tails#comments</comments>
		<pubDate>Sat, 13 Mar 2010 14:16:49 +0000</pubDate>
		<dc:creator>Cassiano Travareli</dc:creator>
				<category><![CDATA[SEO]]></category>

		<guid isPermaLink="false">http://www.brasilseo.com.br/?p=1087</guid>
		<description><![CDATA[Cada vez mais os usuários estão fazendo buscas utilizando palavras chave mais específicas. Essas palavras são conhecidas como as long tails. Nessa apresentação, que foi exibida no UaiSEO, mostro algumas dicas de como fazer SEO para Long Tails, ou seja, algumas técnicas de SEO para posicionar melhor essas palavras chave nos buscadores. Apresentação sobre SEO [...]<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/seo-para-long-tails">SEO para Long Tails</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p>Cada vez mais os usuários estão fazendo buscas utilizando palavras chave mais específicas. Essas palavras são conhecidas como as long tails. Nessa apresentação, que foi exibida no <a href="http://www.uaiseo.com.br/">UaiSEO</a>, mostro algumas dicas de como fazer <strong>SEO para Long Tails</strong>, ou seja, algumas técnicas de SEO para posicionar melhor essas palavras chave nos buscadores.</p>
<p>Apresentação sobre SEO para Long Tails</p>
<div style="width:425px" id="__ss_3419815"><strong style="display:block;margin:12px 0 4px"><a href="http://www.slideshare.net/alineideias/seo-para-long-tails" title="SEO para Long Tails">SEO para Long Tails</a></strong><object width="425" height="355"><param name="movie" value="http://static.slidesharecdn.com/swf/ssplayer2.swf?doc=seolongtail2-100313061057-phpapp02&#038;stripped_title=seo-para-long-tails" /><param name="allowFullScreen" value="true"/><param name="allowScriptAccess" value="always"/><embed src="http://static.slidesharecdn.com/swf/ssplayer2.swf?doc=seolongtail2-100313061057-phpapp02&#038;stripped_title=seo-para-long-tails" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="355"></embed></object>
<div style="padding:5px 0 12px">View more <a href="http://www.slideshare.net/">presentations</a> from <a href="http://www.slideshare.net/alineideias">alineideias</a>.</div>
</div>
<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/seo-para-long-tails">SEO para Long Tails</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></content:encoded>
			<wfw:commentRss>http://www.brasilseo.com.br/seo/seo-para-long-tails/feed</wfw:commentRss>
		<slash:comments>4</slash:comments>
		</item>
		<item>
		<title>Curso de SEO da MestreSEO &#8211; Review</title>
		<link>http://www.brasilseo.com.br/seo/curso-de-seo-da-mestreseo-review</link>
		<comments>http://www.brasilseo.com.br/seo/curso-de-seo-da-mestreseo-review#comments</comments>
		<pubDate>Mon, 07 Dec 2009 18:31:54 +0000</pubDate>
		<dc:creator>Jonatas Leonel</dc:creator>
				<category><![CDATA[SEO]]></category>

		<guid isPermaLink="false">http://www.brasilseo.com.br/?p=924</guid>
		<description><![CDATA[Olá leitores do BrasilSEO, neste último final de semana (dias 05/12 e 06/12) eu (@jonatasleonel) e Cassiano Travareli (@cassy82) estivemos participando do <a href="http://www.mestreseo.com.br/curso-de-seo">curso de SEO</a> ministrado pelo nosso grande amigo Fabio Ricotta (@fabioricotta) da MestreSEO.

<p align="center"><img src="http://www.brasilseo.com.br/images/participantes-curso-seo.jpg" alt="Participantes do Curso de SEO"></p>

Como esperado fomos atingidos por um bombardeio de informações de SEO passando por todos os aspectos importantes do processo de <a href="http://www.brasilseo.com.br/">otimização de sites</a> deixando todos os presentes boquiabertos. É válido ressaltar que era exatamente esse tipo de curso que nós profissionais de SEO sentíamos falta no Brasil, sem freio de mão puxado com muito conteúdo e de extrema qualidade. Os participantes do curso adquiriram muitas cartas na manga pra aplicar em seus sites ou sites de suas empresas. Foram abordados praticamente todos os mais importantes aspectos de otimização On Page e Off Page e o que mais agradou foi a clareza e fluência como tudo isso foi passado. Dos presentes, aqueles que não sabiam, agora sabem como criar um site amigável aos motores de busca,  como trabalhar um conteúdo de qualidade, distribuir esse conteúdo de maneira eficiente nas redes sociais, ganhar links naturais, alem de como de fato melhorar o posicionamento de seu site nas SERP's. 


Outra parte super interessante do curso foi o momento que foram abordadas a ferramentas de SEO, Ricotta abordou de maneira precisa o Google Analytics, a utilização do Yahoo! Site Explorer e diversas outras ferramentas interessantíssimas para analise de competidores e backlinks. 

O curso foi realizado no São Paulo Center, no bairro Cidade Jardim, o local contava com uma infraestrura de 1º mundo a sala era extremamente confortável e com internet rápida e grátis a todos. Outro ponto positivo foi o almoço e os coffe breaks (três por dia), era possível se perder na quantidade de garfos e facas para os diversos tipos de saladas e carnes oferecidos, alem de um atendimento de primeira. O mais interessante do almoço é que as mesas eram redondas e com vários lugares permitindo maior interação entre os participantes. Foi possível criar uma network muito rica de pessoas interessadas em SEO. <p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/curso-de-seo-da-mestreseo-review">Curso de SEO da MestreSEO &#8211; Review</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p>Olá leitores do BrasilSEO, neste último final de semana (dias 05/12 e 06/12) eu (@jonatasleonel) e Cassiano Travareli (@cassy82) estivemos participando do <a href="http://www.mestreseo.com.br/curso-de-seo">curso de SEO</a> ministrado pelo nosso grande amigo Fabio Ricotta (@fabioricotta) da MestreSEO.</p>
<p align="center"><img src="http://www.brasilseo.com.br/images/participantes-curso-seo.jpg" alt="Participantes do Curso de SEO"></p>
<p>Como esperado fomos atingidos por um bombardeio de informações de SEO passando por todos os aspectos importantes do processo de <a href="http://www.brasilseo.com.br/">otimização de sites</a> deixando todos os presentes boquiabertos. É válido ressaltar que era exatamente esse tipo de curso que nós profissionais de SEO sentíamos falta no Brasil, sem freio de mão puxado com muito conteúdo e de extrema qualidade. Os participantes do curso adquiriram muitas cartas na manga pra aplicar em seus sites ou sites de suas empresas. Foram abordados praticamente todos os mais importantes aspectos de otimização On Page e Off Page e o que mais agradou foi a clareza e fluência como tudo isso foi passado. Dos presentes, aqueles que não sabiam, agora sabem como criar um site amigável aos motores de busca,  como trabalhar um conteúdo de qualidade, distribuir esse conteúdo de maneira eficiente nas redes sociais, ganhar links naturais, alem de como de fato melhorar o posicionamento de seu site nas SERP&#8217;s. </p>
<p align="center"><img src="http://www.brasilseo.com.br/images/sala-de-aula-curso-seo.jpg" alt="Sala de Aula do Curso de SEO"></p>
<p>Outra parte super interessante do curso foi o momento que foram abordadas a ferramentas de SEO, Ricotta abordou de maneira precisa o Google Analytics, a utilização do Yahoo! Site Explorer e diversas outras ferramentas interessantíssimas para analise de competidores e backlinks. </p>
<p>O curso foi realizado no São Paulo Center, no bairro Cidade Jardim, o local contava com uma infraestrura de 1º mundo a sala era extremamente confortável e com internet rápida e grátis a todos. Outro ponto positivo foi o almoço e os coffe breaks (três por dia), era possível se perder na quantidade de garfos e facas para os diversos tipos de saladas e carnes oferecidos, alem de um atendimento de primeira. O mais interessante do almoço é que as mesas eram redondas e com vários lugares permitindo maior interação entre os participantes. Foi possível criar uma network muito rica de pessoas interessadas em SEO. </p>
<p align="center"><img src="http://www.brasilseo.com.br/images/almoco-curso-seo.jpg" alt="Almoço do Curso de SEO" /></p>
<p>Parabéns a toda a equipe da MESTRESEO pelo excelente trabalho e ao Fabio Ricotta por conduzir o curso com seriedade e profissionalismo. Ficaremos no aguardo da próxima oportunidade de participar de um evento como este. Lembrando que na próxima semana, no sábado dia 12/12, estaremos participando do SEOCamp em Curitiba com os maiores nomes de SEO do país.</p>
<p>OBS: as fotos acima são de autoria de <a href="http://twitpic.com/photos/raffcatalan">@raffcatalan</a> e <a href="http://twitpic.com/photos/guanabara">@guanabara</a> dois participantes do curso. </p>
<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/curso-de-seo-da-mestreseo-review">Curso de SEO da MestreSEO &#8211; Review</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></content:encoded>
			<wfw:commentRss>http://www.brasilseo.com.br/seo/curso-de-seo-da-mestreseo-review/feed</wfw:commentRss>
		<slash:comments>15</slash:comments>
		</item>
		<item>
		<title>Trabalhando Palavras Chave e Otimização On-Page</title>
		<link>http://www.brasilseo.com.br/seo/trabalhando-palavras-chave-e-otimizacao-on-page</link>
		<comments>http://www.brasilseo.com.br/seo/trabalhando-palavras-chave-e-otimizacao-on-page#comments</comments>
		<pubDate>Mon, 24 Aug 2009 18:28:37 +0000</pubDate>
		<dc:creator>Daniel Pinho Monteiro</dc:creator>
				<category><![CDATA[Palavras Chave]]></category>
		<category><![CDATA[SEO]]></category>

		<guid isPermaLink="false">http://www.brasilseo.com.br/?p=709</guid>
		<description><![CDATA[Na semana passada o pessoal da SEOmoz publicou um artigo muito interessante sobre otimização on-page, e venho trazer essas informações aqui para a BrasilSEO. Como todos que trabalham com SEO devem saber, para um bom posicionamento nos mecanismos de busca é necessário tanto um trabalho On-Page quanto Off-Page. Neste post será abordado algumas das técnicas [...]<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/trabalhando-palavras-chave-e-otimizacao-on-page">Trabalhando Palavras Chave e Otimização On-Page</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p>Na semana passada o pessoal da <a href="http://www.seomoz.org/blog/perfecting-keyword-targeting-on-page-optimization">SEOmoz publicou um artigo muito interessante sobre otimização on-page</a>, e venho trazer essas informações aqui para a BrasilSEO.</p>
<p>Como todos que trabalham com SEO devem saber, para um bom posicionamento nos mecanismos de busca é necessário tanto um trabalho On-Page quanto Off-Page. Neste post será abordado algumas das técnicas utilizadas para otimização On-Page.</p>
<p>Primeiramente deve-se ser feita a <a href="http://www.brasilseo.com.br/palavras-chave/como-realizar-uma-boa-pesquisa-de-palavras-chave-parte-1">escolha da palavra-chave</a> a ser trabalhada na página. O Google provê ferramentas que mostram dados a respeito de keywords, como o <a href="https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal">Keyword Tool</a>, o <a href="http://www.google.com/trends">Google Trends</a> e o <a href="http://www.google.com/insights/search/#">Google Insights</a>, que auxiliam bastante para se ter uma noção sobre as pesquisas que são realizadas.<br />
Tendo sido feita a escolha da palavra-chave, deve-se partir para os próximos passos. Durante a escrita de um conteúdo, deve-se citar a palavra que está sendo trabalhada, bem como suas variações. Repetir a palavra muitas vezes (Spammar) não é uma boa idéia, visto que os algoritmos dos buscadores já reconhecem esta técnica, então escreva textos de qualidade, que as palavras chave irão aparecer naturalmente. De acordo com estudos realizados pelo pessoal do SEOmoz, em uma página onde pretende-se trabalhar a palavra-chave &#8220;chocolate donuts&#8221;, devemos ter um conteúdo com aparições dessas palavras mais ou menos desta forma:</p>
<p align="center"><img src="http://www.brasilseo.com.br/images/palavras-chave.gif" alt="Distribução de Palavras Chave" /></p>
<h3>Tags de Cabeçalho &lt;head&gt;</h3>
<p><strong>Otimização da Tag de Título &lt;title&gt;</strong>: Atualmente uma das mais importantes otimizações On-Page, a tag de título deve trabalhar a keyword que será abordada no conteúdo da página, visando sempre aparecer o quanto antes na frase.</p>
<p><strong>Meta Description</strong>: Não é utilizada pelos maiores buscadores para posicionamento, porém ela deve ser trabalhada para atrair os usuários. Na maioria das vezes os snippets apresentados nos resultados são as meta descriptions. Trabalhe bem, fazendo um resumo do que a página irá apresentar para o usuário.</p>
<p><strong>Meta Keywords</strong>: Não é utilizado por nenhum mecanismo de busca para posicionamento. Apenas o Yahoo! a utiliza, e para a descoberta de sites. Com o acordo entre Microsoft e Yahoo!, esta função pode deixar de existir.</p>
<p><strong>Rel=&#8221;Canonical&#8221;</strong>: Uma das tags mais perigosas e complexas de se usar, serve para previnir conteúdo duplicado. Deve ser empregada somente se necessário, leia mais nesse post sobre a tag <a href="http://www.brasilseo.com.br/conteudo-duplicado/rel-canonical-uma-ajuda-contra-conteudo-duplicado">rel=&#8221;canonical&#8221;</a>.</p>
<h3>Otimização na URL</h3>
<p><strong>Tamanho</strong>: <a href="http://www.brasilseo.com.br/url/urls-amigaveis-ajudando-usuarios-e-mecanismos-de-busca">Urls</a> curtas tem uma tendência a apresentar melhores resultados do que urls extensas, bem como são mais amigáveis aos olhos de usuários.</p>
<p><strong>Palavra-chave</strong>: Uma dica é ter a palavra-chave presente na url do site. Caso ela não apareça no domínio, você pode criar páginas que trabalhem variações dessa palavra, como por exemplo www.meusite.com/chocolate. Palavras-chave que aparecem antes na url também ajudam um site a se posicionar melhor do que sites com urls extensas, como exemplo www.meusite.com/folder/subfolder/chocolate.</p>
<p><strong>Separadores de Palavras</strong>: O hífen é o mais usado dentre os separadores de palavras. Apesar de dizerem que o underscore apresenta o mesmo resultado, o hífen é mais recomendado para ser utilizado. Veja o que o Matt Cutts fala sobre  a <a href="http://www.brasilseo.com.br/videos/matt-cutts/diferenca-entre-underscores-vs-hifens-no-url">diferença entre underscore e hifen</a>.</p>
<p><strong>Subdominios</strong>: São bons por possibilitarem a inserção de palavras chave no início da url. Porém os engines estão balanceando o peso dos links em favor das pastas ao invés dos subdominios. Ou seja, passa a ser melhor criar uma url do tipo meusite.com/seo, ao invés de seo.meusite.com</p>
<h3>Body Tags</h3>
<p><strong>Repetições da palavra-chave</strong>: Não se sabe ao certo quantas vezes uma keyword deve aparecer em um conteúdo, e não existe uma regra exata para isso. Calcula-se em média, que uma palavra deva aparecer entre 2 a 3 vezes em páginas pequenas, e de 4 a 6 em páginas mais extensas.</p>
<p><strong>Variações da Keyword</strong>: É sempre indicado trabalhar com variações da palavra-chave, utilizando uma ou duas variações por conteúdo.</p>
<p><strong>Tag H1</strong>: Antigamente a tag H1 apresentava grande relação com bons posicionamentos, mas atualmente percebe-se uma diminuição da importância desta tag.</p>
<p><strong>Tags H2, H3, H4&#8230;</strong>: Menos importantes que a tag H1, essas tags devem ser utilizadas apenas quando necessárias, não influenciando muito no SEO de uma página.</p>
<p><strong>Alt tag</strong>: Surpreendentemente a alt tag apresenta uma forte relação com bons rankeamentos. O ideal é sempre trabalhar a palavra-chave da pagina nesta tag.</p>
<p><strong>Nome do arquivo imagem</strong>: Importante para se obter tráfego por imagens, indicado usar nomes relacionados com a keyword do conteúdo.</p>
<p><strong>Bold/Strong</strong>: Apresenta um peso muito pequeno no que diz respeito a SEO, indicado para se usar apenas nas palavras-chave do conteúdo.</p>
<p><strong>Itálico</strong>: Apresenta quase o mesmo peso que bold/strong, ou até um pouco superior, sugerido para ser usado em keywords/termos que são trabalhados em um conteúdo.</p>
<p><strong>Comentários</strong>: São ignorados pelos buscadores.</p>
<h3>Links Internos</h3>
<p><strong>Número de links internos</strong>: Uma <a href="http://www.brasilseo.com.br/seo-e-usabilidade/linkagem-interna-saiba-como-organizar-seus-links">linkagem interna bem estruturada</a> proporciona um melhor posicionamento das páginas, bem como uma rapidez maior na indexação das páginas, facilitando a navegação tanto para o usuário quanto para os robôs.</p>
<p><strong>Links no Conteúdo x Links Permanentes</strong>: Ao que parece os buscadores estão reconhecendo padrões, ou seja, links que aparecem em todas as páginas, como menus no cabeçalho, menus laterais e no rodapé, e assim, dando maior relevância para links que aparecem no conteúdo. Não se esqueça que o Google conta apenas o primeiro link que ele encontra para uma página.</p>
<h3>Arquitetura da página</h3>
<p><strong>Localização das palavras-chave</strong>: É indicado que a palavra-chave seja citada o quanto antes no conteúdo, acreditamos que entre as 50 a 100 primeiras palavras. Ao que parece os mecanismos de busca preferem páginas que trabalham as palavras-chave que aparecem antes no texto, do que as que aparecem mais para o final.</p>
<h3>Por que nem sempre essas regras são obedecidas?</h3>
<p>Durante a criação de uma página, nem sempre seguimos todos os passos para uma otimização ideal, às vezes por esquecer de algumas regras, ou talvez por ignorá-las. A otimização on-page, é apenas uma de várias peças necessárias para um bom rankeamento nos mecanismos de busca.</p>
<p align="center"><img src="http://www.brasilseo.com.br/images/google-ranking.gif" alt="Fatores de posicionamento no Google" /></p>
<h3>Boas práticas para um bom posicionamento</h3>
<p><strong>1 &#8211; Acessibilidade</strong>: Uma boa<a href="http://www.brasilseo.com.br/seo-e-usabilidade/dicas-de-seo-e-acessibilidade-brasil-seo"> estruturação de um site</a> provê facilidades para a navegação de um usuário, e também dos robôs, que conseguirão acessar todo o conteúdo, e indexar mais rapidamente as páginas.</p>
<p><strong>2 &#8211; Conteúdo</strong>: Como todos já devem saber, conteúdos originais e de alta qualidade são de extrema importância para as search engines, pois assim atraem <a href="http://www.brasilseo.com.br/link-building/maneiras-faceis-de-conseguir-links-externos">links externos</a>, aumentando a relevância do site.<br />
<strong>3 &#8211; Elementos Básicos</strong>: Nunca esquecer de trabalhar a palavra-chave nos títulos, urls e links externos.<br />
<strong>4 &#8211; Usabilidade</strong>: Uma boa interface e fácil navegabilidade fortalece um site, aumentando a conversão e atraindo citações externas, gerando um maior tráfego.</p>
<p><strong>5 &#8211; Marketing</strong>: Uma boa <a href="http://www.brasilseo.com.br/sem/o-que-e-search-engine-marketing">campanha de marketing</a> é sempre indicada, pois atrai usuários e links externos, porém não confunda marketing com spam, pois este ao invés de ajudar, pode atrapalhar e sujar a imagem de um site. Uma campanha dessas deve ser bem estudada e estabelecer os objetivos a serem atingidos, bem como o público alvo.<br />
<strong>6 &#8211; Otimização on-page</strong>: Todas as práticas descritas acima ajudarão a conseguir boas posições nas SERPs.</p>
<h3>Concluindo</h3>
<p>Não existe uma fórmula mágica para aparecer entre os primeiros nas buscas, o que existe é um trabalho duro por trás de tudo. Gastar um bom tempo com geração de coisas novas sempre trará bons frutos.<br />
Para críticas e sugestões, deixe um comentário.</p>
<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/trabalhando-palavras-chave-e-otimizacao-on-page">Trabalhando Palavras Chave e Otimização On-Page</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></content:encoded>
			<wfw:commentRss>http://www.brasilseo.com.br/seo/trabalhando-palavras-chave-e-otimizacao-on-page/feed</wfw:commentRss>
		<slash:comments>12</slash:comments>
		</item>
		<item>
		<title>Thesis &#8211; Template Inteligente para WordPress</title>
		<link>http://www.brasilseo.com.br/seo/thesis-template-inteligente-para-wordpress</link>
		<comments>http://www.brasilseo.com.br/seo/thesis-template-inteligente-para-wordpress#comments</comments>
		<pubDate>Thu, 11 Jun 2009 16:26:27 +0000</pubDate>
		<dc:creator>Felipe Miyata</dc:creator>
				<category><![CDATA[Blog]]></category>
		<category><![CDATA[SEO]]></category>

		<guid isPermaLink="false">http://www.brasilseo.com.br/?p=548</guid>
		<description><![CDATA[Ultimamente tenho visto muita gente falar sobre o Thesis, uma espécie de framework (pago) para WordPress, que auxilia na customização do blog sem a necessidade de mexer em seu código fonte. Como administramos diversos blogs, resolvi pesquisar mais sobre o assunto e testar este framework. Acabei gostando bastante dos resultados e resolvi compartilhar a experiência. [...]<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/thesis-template-inteligente-para-wordpress">Thesis &#8211; Template Inteligente para WordPress</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p>Ultimamente tenho visto muita gente falar sobre o <a href="http://diythemes.com/?a_aid=brasilseo" rel="nofollow" target="_blank">Thesis</a>, uma espécie de framework (pago) para WordPress, que auxilia na customização do blog sem a necessidade de mexer em seu <a href="http://www.brasilseo.com.br/codigo-fonte-e-seo/estruturando-codigo-fonte-para-seo">código fonte</a>.</p>
<p>Como administramos diversos blogs, resolvi pesquisar mais sobre o assunto e testar este framework. Acabei gostando bastante dos resultados e resolvi compartilhar a experiência.</p>
<p>O Thesis é instalado como um template qualquer, mas quando ativado habilita diversas opções que vão desde a customização de fontes até a escolha da quantidade de colunas e suas respectivas posições no blog. Tudo muito rápido e intuitivo, simplesmente selecionando as opções com o mouse.</p>
<p><img src="/images/thesis.jpg" alt="Thesis Design Options"></p>
<p>Outro fator interessante deste tema para WordPress é que foi desenvolvido para auxiliar na otimização, permitindo a customização de títulos, descriptions e keywords, o uso de noindex, <a href="http://www.brasilseo.com.br/conteudo-duplicado/rel-canonical-uma-ajuda-contra-conteudo-duplicado">rel=&#8217;canonical&#8217;</a>, dentre outras coisas.</p>
<p>Com o plugin <em>Thesis OpenHook</em> é possível adicionar código em qualquer parte do template, através do preenchimento de um simples formulário, sem a necessidade de abrir os arquivos fonte. Muito útil para inserção de códigos de <a href="http://www.brasilseo.com.br/google-analytics/google-analytics-ajudando-na-usabilidade-acessibilidade-e-seo-de-um-website">Analytics</a>, logos, banners, etc.</p>
<p>O mais interessante é que no caso de um update do WordPress ou do próprio Thesis, as customizações feitas no blog continuam intactas, o que é essencial, principalmente para quem administra vários blogs.</p>
<p>Existem duas versões: a Personal por $87.00, para ser usada em 1 blog e a Developer por $164.00 ( pode ser feito um upgrade a partir da versão Personal, por $77 ), que pode ser usada em um número ilimitado de blogs, ambas com atualizações gratuitas por toda a vida.</p>
<p>Para quem possui um ou dois blogs e sabe se virar bem com html/php/css, pode ser um pouco caro, mas para quem não quer dor de cabeça, pode ser uma boa opção.</p>
<p>Para quem se interessar, no site oficial há alguns <a href="http://diythemes.com/?a_aid=brasilseo" rel="nofollow" target="_blank">vídeos que ilustram o que o Thesis é capaz de fazer</a>. Vale a pena conferir!</p>
<p><b>Atualização:</b> Algumas pessoas muito conhecidas na área de SEO também gostaram e estão usando o Thesis em seus blogs: <a href="http://mattcutts.com/blog/" target="_blank">Matt Cutts</a>, <a href="http://whunt.com/wordpress/" target="_blank">Bill Hunt</a>, <a href="http://www.wolf-howl.com/" target="_blank">Michael Gray</a>. Se você não conhece algum deles, aproveite a oportunidade.</p>
<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/thesis-template-inteligente-para-wordpress">Thesis &#8211; Template Inteligente para WordPress</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></content:encoded>
			<wfw:commentRss>http://www.brasilseo.com.br/seo/thesis-template-inteligente-para-wordpress/feed</wfw:commentRss>
		<slash:comments>11</slash:comments>
		</item>
		<item>
		<title>Começando em SEO? 10 Erros que Não se Deve Cometer</title>
		<link>http://www.brasilseo.com.br/seo/comecando-em-seo-10-erros-comuns-de-se-cometer</link>
		<comments>http://www.brasilseo.com.br/seo/comecando-em-seo-10-erros-comuns-de-se-cometer#comments</comments>
		<pubDate>Tue, 17 Mar 2009 17:28:21 +0000</pubDate>
		<dc:creator>Anderson Lopes</dc:creator>
				<category><![CDATA[SEM]]></category>
		<category><![CDATA[SEO]]></category>

		<guid isPermaLink="false">http://www.brasilseo.com.br/?p=265</guid>
		<description><![CDATA[Hoje venho com um post que ajuda quem está começando na área de otimização de sites. Este post visa mostrar 10 erros comuns de se cometer por quem está iniciando na área e ainda não tem um conhecimento muito aprofundado. Repetição excessiva de palavra-chave: Você não precisa colocar a palavra-chave principal do site, no título, [...]<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/comecando-em-seo-10-erros-comuns-de-se-cometer">Começando em SEO? 10 Erros que Não se Deve Cometer</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></description>
			<content:encoded><![CDATA[<p>Hoje venho com um post que ajuda quem está começando na  área de <a href="http://www.brasilseo.com.br/">otimização de sites</a>. Este post visa  mostrar 10 erros comuns de se cometer por quem está iniciando  na área e ainda não tem um conhecimento muito  aprofundado.</p>
<ol>
<li><strong>Repetição excessiva de palavra-chave</strong>: Você não precisa colocar a palavra-chave principal do  site, no título, <a href="http://www.brasilseo.com.br/tags/meta-tags-e-seo">meta-tags</a> e H1 de todas as páginas do  seu site. A idéia é que cada página de um site  trabalhe uma palavra-chave específica e não o site  todo. Em uma página ou outra que seja relevante, isto pode ser  feito, mas em todas as páginas não é  aconselhável.</li>
<li><strong>Dividir seus esforços em vários domínios</strong>: Uma idéia que algumas pessoas pensam trazer resultado, é  de que comprar 500 domínios só para colocar links e  fortalecer o site principal. Está idéia não  funciona mais, se você tentar fazer <a href="http://www.brasilseo.com.br/black-hat-seo/link-farm-e-doorway-pages-muito-cuidado">link farm</a> pode ser punido  pelos mecanismos de busca.</li>
<li><strong>Links Recíprocos</strong>: Algumas pessoas fazem uso de páginas do gênero &#8220;link  to us&#8221; ou link para nós que tem o fundamento de trocas  links entre supostos parceiros. Esse tipo de página pode gerar  penalizações. Você pode ter um link para um site  que tem link para o seu, mas o propósito do link não  pode ser simplesmente a troca, e sim oferecer um conteúdo  relevante e complementar ao conteúdo de seu site.</li>
<li><strong>Keyword Stuffing</strong>: Ficar repedindo a palavra-chave da sua página uma dúzia  de vezes não vai melhorar seu posicionamento para ela, você  deve sim ter sua palavra no texto, mas quando escrever texto para seu  site, pense nas pessoas que vão ler e não nos  buscadores.</li>
<li><strong>Bloquear o acesso dos robôs a conteúdo duplicado</strong>: As pessoas bloqueiam o acesso dos robôs dos buscadores á  paginas com conteúdo duplicado dos seus sites através  do robots.txt. O problema disso é que o link juice (pagerank  passado através do link) continua indo para páginas que  não são indexadas. O melhor a fazer nesses casos é  usar ou redirecionamento 301 ou a nova <a href="http://www.brasilseo.com.br/conteudo-duplicado/rel-canonical-uma-ajuda-contra-conteudo-duplicado">canonical tag</a>.</li>
<li><strong>Esquecer do sitemap XML</strong>: Muitas pessoas que têm site pequeno, acham que não é  necessária a submissão do sitemap.xml pois tem poucas  páginas a serem indexadas. Mesmo nesses casos a submissão  é aconselhável e pode ser feita atráves do  <a href="http://www.google.com/webmasters/tools/?hl=pt-BR">google webmaster tools</a>.</li>
<li><strong>Bloquear os robôs ao invés de usar nofollow</strong>: Como falado no problema do conteúdo duplicado, simplesmente  bloquear uma página no robots.txt que você não  considera importante, não é a melhor saída para  o problema. Se você não quer que o <a href="http://www.brasilseo.com.br/pagerank/pagerank-tudo-o-que-voce-precisa-saber">pagerank</a> seja passado  para alguma página, utilize nofollow no link.</li>
<li><strong>Ignorar outros buscadores além do Google</strong>: A maioria das pessoas faz otimização de sites pensando  no Google, mas nós não podemos esquecer dos outros  buscadores como Yahoo e MSN. Pelo menos cadastre seu site no <a href="http://www.brasilseo.com.br/ferramentas-de-seo/msn-webmaster-tools-como-utilizar">MSN  Webmaster Tools</a> e no <a href="http://br.siteexplorer.search.yahoo.com/">Yahoo Site Explorer</a>.</li>
<li><strong>Usar o comando link: do Google</strong>: O comando link: do Google só mostra alguns links para seu  site, e os que são apresentados não são  necessariamente os mais importantes. Utilizando a <a href="http://www.brasilseo.com.br/ferramentas-de-seo/ferramentas-do-google-webmaster-tools">ferramenta para  webmasters do google</a> ou o link: do yahoo a precisão é maior.</li>
<li><strong>Links em comentários de blogs</strong>: Muitas pessoas colocam links para seus sites em comentários  de blog só para conseguir links externos. Na maioria dos blogs  o link é nofollow, e mesmo quando não é, o ganho  com o link é muito pequeno. Comentar com link, pode ser bom  para tráfego mas para <a href="http://www.brasilseo.com.br/link-building/link-building-12-maneiras-de-conseguir-links-para-seu-site">link building</a> não tem grande  diferença.</li>
</ol>
<p>Bom pessoal por hoje é só, não deixem de  consultar nosso <a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/guia-de-seo">Guia de SEO</a> com dicas para quem está <strong>iniciando  em SEO</strong>.  E se tem alguma <a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/duvidas-de-seo-perguntas-frequentes-em-seo">dúvida de SEO</a>, pergunte a nós!</p>
<p><a href="http://www.brasilseo.com.br/seo/comecando-em-seo-10-erros-comuns-de-se-cometer">Começando em SEO? 10 Erros que Não se Deve Cometer</a> is a post from: <a href="http://www.brasilseo.com.br">Brasil SEO</a></p>
]]></content:encoded>
			<wfw:commentRss>http://www.brasilseo.com.br/seo/comecando-em-seo-10-erros-comuns-de-se-cometer/feed</wfw:commentRss>
		<slash:comments>18</slash:comments>
		</item>
	</channel>
</rss>

