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SMX São Paulo 2009 – Visão Geral

Autor Postado por Anderson Lopes na categoria Geral
Comentários [9] Comentarios

Olá leitores do Brasil SEO, hoje venho trazendo uma visão geral do que aconteceu no Search Marketing Expo São Paulo 2009 (SMX SP 09) ocorrido no dia 04 de agosto de 2009. Pretendo ressaltar os pontos mais importantes das apresentações que acompanhei.

Estudo de Caso – Erica Schmidt, Global Search Director da Isobar

Erica Schmidt, Isobar, SMX SP 2009

Erica Schmidt, Isobar, trouxe estudos de caso de empresas no EUA, Europa e Ásia onde foram abordados os seguintes tópicos:

  • Testes com múltiplas variáveis: Testes realizados por Erica com banners mostram que textos sobre imagens tem mais efeito do que textos ao lado de imagens.
  • Efeito offline nas buscas: Pesquisas realizadas mostram que 67% das buscas são realizadas após uma campanha vista offline. 40% das pessoas que realizam a busca após verem a campanha off, compram e que 47% das pessoas no Reino Unido usam o computador enquanto assistem TV (Esse número pode ser inexpressivo no Brasil atualmente, mas isso tende a mudar).
  • Não existe somente o Google: No Brasil o Google domina as buscas, mas em outros mercados como o asiático outros buscadores são mais fortes que o “big G”. Buscadores específicos de idiomas asiáticos fazem mais sucesso na região.

Keynote: Twitter Q&A com Danny Sullivan

Danny Sullivan, Search Engine Land, SMX SP 2009

Esse foi um dos pontos onde o SMX deixou a desejar. Danny Sullivan, Search Engine Land, por problemas com seu visto, não compareceu ao evento e, foi feita uma conferência via skype onde a conexão não ajudou muito. Mas tirando os problemas Danny abordou os seguintes tópicos:

  • Spam no Twitter: Perguntei para ele como ele acredita que o twitter lidará com spam, visto que seu mecanismo de busca funciona em tempo real e um spammer poderia causar um grande estrago em pouco tempo. Danny respondeu dizendo que combater spam num buscador de tempo real como o twitter é algo realmente dificil e que acredita que o twitter possa criar uma espécie de autoridade de perfil e posicionar os tweets de perfis com autoridade antes dos outros perfis.
  • Monetização no Twitter: Perguntado sobre como poderia ser feita a monetização no twitter Danny respondeu que já existem pessoas fazendo isso atualmente e que acredita que no futuro possa haver anúncios no micro blog.
  • Twitter e SEO: Perguntado sobre a relação entre o twitter e SEO, Danny disse que é importante a divulgação dos links no twitter. Apesar dos links serem nofollow você ganha a visibilidade com seus seguidores que podem te referênciar gerando links follow.
  • Parceria Bing e Yahoo!: Danny também falou sobre a união do Bing e Yahoo formando a “Microhoo!” ou o “Yasoft”.

Pimp my Site

Apresentação Pimp my Site, SMX SP 2009

Com uma apresentação bem humorada e diferente do que se vê no Brasil, Erick Formaggio, Cadastra (Sr. Vermelho), Roberto Cassano, Frog (Sr. Verde), Tiago Luz, Hello (Sr. Azul), fizeram uma análise dos sites de pessoas da platéia ao vivo. Deram dicas sobre:

  • Otimização de codigo fonte: Limpeza do código tirando JavaScript e CSS para arquivos externos e validação W3C.
  • Otimização de snnipets: Como criar uma descrição que cative o usuário a clicar no anúncio (pago ou não).
  • Uso de redes sociais por corporações: Divulgação de informações e promoções relevantes na rede.

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Em um painel bastante interessante Julio Donato, Magazine Luiza, Flavio Dias, Wal-Mart e Leonardo Galvão, Mercado Livre falaram sobre estratégias que adotam no mercado.

  • Campanhas offline e online juntas: Julio reforçou a idéia de que o cliente é um só seja na loja física ou na internet, a idéia é estar sempre presente, quando o cliente quer tocar o produto ou quando ele não quer sair do sofá para comprar.
  • Estratégia de preço: Flavio mostrou que como usa a estrategia de melhor preço, o melhor é investir em comparadores. Perguntei a ele se já tinha algum plano para quando a busca por produtos do google chegar ao Brasil e a resposta foi que a idéia vai ser tentar firmar parceria com o buscador para anúncios. Vamos ver o que acontece.
  • Links patrocinados: Leonardo defendeu a estrategia dos links patrocinados comprados algoritmicamente na sua empresa. Disse que a escolha das palavras-chave é feita com base nas buscas feitas no site e que um filtro vem sendo utilizado para diminuir anúncios como “Compre lixo em até 12x”.

Marcelo Sant’Iago, MidiaClick, moderador do painel perguntou aos 3 qual estrategia traria mais resultados, SEO ou links patrocinados. Flavio disse que uma combinação dos 2 traz um resultado melhor, já Leonardo disse que SEO traria um retorno melhor, porém quando perguntei como era a divisão de sua equipe nesse critério ele disse que seguem as diretrizes do google, mas que os esforços são nos links patrocinados.

SEO Tips: dicas de SEO que você não lê em nenhum lugar

Com Alexandre Kavinski, i-Cherry, Fabio Ricotta, MestreSEO, Paulo Teixeira, Marketing de Busca e Bernhard Schultze, SEO Marketing, o painel foi o mais relevante em termos de SEO. Palestrantes e platéia interagiram de uma forma muito legal.

Kavinski deu 3 dicas de SEO, na primeira falou sobre fatores que influênciam no posicionamento especialmente o offpage density (divisão da quantidade de links com texto âncora que se deseja posicionar pelo total de links da página). A segunda dica foi a de usar o Yahoo! Pipes para link building e a terceira como conseguir um double google (ou busca identada). Fabio Ricotta ainda completou essa dica dizendo que é possível conseguir 3 posições na primeira página com o uso de subdomínios. Além das dicas, Kavinski divulgou uma lista de usuários de twitter influentes na área de SEO no Brasil.

Twitteiros de SEO, SMX SP 2009

Fonte: Flickr

Nas perguntas da platéia o assunto foi Black Hat. Perguntado sobre o uso de texto atrás de imagens Fabio Ricotta respondeu que já havia feito essa pergunta diretamente a Pedro Dias, Google e a resposta foi: “Se o texto na imagem for igual ao texto atrás da imagem não é Black Hat”. Perguntados sobre compra de links todos disseram que não usam a técnica (Sera que é verdade?).

Bom pessoal essa foi a cobertura geral das apresentações das quais participei no SMX. Na minha opinião os eventos em SEO no Brasil tem melhorado muito, e quem sabe no ano que vem poderemos contar com Pedro Dias e/ou Ariel Lambrecht para dar maiores dicas e novidades do google. Sobre a organização do evento achei muito boa, o almoço e o pão de queijo estavam ótimos, faltou apenas wi-fi para todos.

Esteve no SMX São Paulo 2009? Participou de alguma apresentação na qual eu não estava e deseja compartilhar? Comente!

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9 Respostas to “SMX São Paulo 2009 – Visão Geral”

  1. Paulo Rodrigo Teixeira Diz:

    Anderson,

    O Cassiano tem um talento mesmo. Parabéns pela cobertura.

    Pena que não conversamos mais.

    Abração
    Paulo

  2. Erick Formaggio Diz:

    Oi Anderson,

    Bacana a cobertura. A idéia era essa mesmo, fazer algo diferente, sem propaganda, etc. Pena que o tempo era curto demais.

    Também gostei do almoço, com toda certeza bem melhor que o do ano passado.

    Tks pela referência, abs!

  3. Anderson Lopes Diz:

    Paulo, Erick,

    Valeu pelo feedback, fiocu faltando a cobertura dos paineis que eu não participei, vamos ver se alguem que participou deles me ajuda para termos uma cobertura de todos os paineis por aqui

    Abraços
    Anderson Lopes
    Equipe Brasil SEO

  4. Walter Diz:

    Pena que para eu ir em algo assim seja bem caro, mas valeu por postar as informações sobre o que aconteceu!

  5. Fabio Ruiz Diz:

    bela resenha do evento. O yahoo pipes é novidade p mim.

  6. Alvimar Olímpio Diz:

    Como disse Walter, pena ser caro e longe pra mim tbem,Minas, mas quem sabe no próximo ano ajeito as malas e… Parabéns Anderson Lopes, e a todos vcs que estão fazendo história no Brasil, nestas novas profissões! Abs Paulo Texeira, o Sr. tava lá firme neh…junta mesmo ae com esse Fabão Ricotta(camarada) e toda a galera, espalha muita info pra nois aqui!! Vamo otimizar o Brasil! Pra nao dizer q não falei de S’ estou pressentindo uma necessidade de conhecer,indexar e otimar pra outros buscadores, teve um dia que cadastrei meu blog num cadastro de buscadores do host q utilizo, começaram a aparecer visitantes de vários searchs diferentes!Admiro muito vcs, sucesso a todos!Alvimar Olímpio.

  7. Anderson Lopes Diz:

    Walter, Fabio e Alvimar,

    Obrigado pelos comentários, pena não que voces não puderam participar do evento.

    Abraços

    Anderson Lopes
    Equipe Brasil SEO

  8. Rodrigo Paim Diz:

    Pena que não pude participar do evento, talvez na proxima.
    Parabéms.

  9. Ingles Juan Diz:

    Ótima matéria, parabéns!

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