Brasil SEO - Otimização de Sites (SEO) | Marketing de Busca (SEM)
Buscar no Brasil SEO:
Checklist SEO
spacer Brasil SEO » Link Building » Mídia Social | Mais Links Naturais Para Seu Conteúdo spacer

Mídia Social | Mais Links Naturais Para Seu Conteúdo

Autor Postado por Jonatas Leonel na categoria Link Building , Social Media Marketing
Comentários [11] Comentarios

Olá pessoal do BrasilSEO, este artigo trata de algumas dicas que surgiram em grandes blogs de seo no exterior e que com certeza abrirá a mente de muita gente que têm praticado otimização de sites no país e que principalmente têm atuado fortemente no campo da Mídia Social ( Social Media ). Como facilitar seu conteúdo para o aumento da linkagem externa de uma maneira natural. Bom, digamos que o processo vai mais ou menos assim:

Mídia Social

  1. Que conteúdo posso criar para atrair Links naturalmente.
  2. Em que formato devo pô-lo pra facilitar ao máximo sua distribuição.
  3. Como posso promovê-lo pra conseguir o maior público possível.

Para a primeira parte da equação, muitos profissionais de SEO e Viral marketers pensam nos mais altos recursos de análise ou até mesmo seguem um guideline direcionado a um certo público-alvo. No entanto uma análise recente realizada pela SEOMoz verificou que blogueiros, jornalistas, donos de páginas e participantes de sites sociais estão menos interessados em linkar seus conteúdos para os “melhores” conteúdos, ao invés disso existe um interesse maior em linkar para algo que traga algum retorno na volta. Por exemplo:

  • Usuários de Twitter, postadores de fórum, e blogueiros todos linkam para assuntos que interessem ao seus visitantes e garantam que eles voltem novamente.
  • Usuários praticantes de Mídia Social votam em assuntos que os interessem, os inspiram, ou os divertem ( podem apostar que diversão traz audiência ). Quanto mais fácil a concepção do assunto abordado mais fácil será para seus leitores digerirem aquela informação e com certeza muitos mais votos seu conteúdo conseguirá em canais de Mídia Social. Evitem falar de assuntos fáceis ou difíceis através de uma linguagem muito rebuscada.
  • Pessoas em todo lugar preferem linkar para assuntos que mostrem o quanto legal/impressionante/importante/interessante eles são.

A pesquisa sugere que negócios que se encaixam em algum dos tópicos abaixo sigam essa filosofia de participação online para seus melhores aproveitamentos:

  • Sites provedores de notícias – fale um pouco sobre os criadores das notícias e permita que eles participem de sua network e sejam avaliados por ela. Eles com certeza o recompensarão no futuro com lealdade e links.
  • Sites envolvidos com o E-commerce – recompense clientes que criem websites que mostrem descontos, agradecimentos e reconhecimentos sobre seus produtos.
  • Sites que fornecem serviços B2B – escreva algum tipo de testemunho ou crie um “crachá” de seus parceiros em seu website mantendo sua fidelidade.

Você pode aplicar essa lógica em quase qualquer negócio ou conteúdo que enfoque e traga benefícios na linkagem natural que você criou. Devemos lembrar no quanto o assunto link building têm se tornado extremamente importante na web brasileira nesses últimos anos e que as práticas de manipulação dos mecanismos de busca resultam no fato de que as pessoas não linkam a algo porque é o “melhor”, e sim, porque isso trará algum benefício.

Lembre-se que, mais e mais donos de sites , Blogueiros e participantes de Mídia Social pensam neles mesmos como competidores de uma atenção online.

A dica mais valiosa a se tirar de um post como esses seria: comece a trabalhar incentivando sua audiência e então verá que seu links externos começarão a aumentar cada vez mais. Caso queira se aprofundar mais nesse assunto, sugiro visitar o blog da SEOMoz e ler os posts de Rand Fishkin e dos demais participantes desse importante canal.

Segredos Adsense

Artigos Relacionados

11 Respostas to “Mídia Social | Mais Links Naturais Para Seu Conteúdo”

  1. Frank Marcel Diz:

    Entre os tópicos que atraem links, fica também a publicação de pesquisas/estudos. Exemplo: o SEOMoz fez um estudo sobre social media e você linkou pra lá!

    Gostei do post!

  2. Astraliza Entretenimentos Diz:

    As dicas desse espaço são muito boas. Sem maiores spam e apelação!!!
    Acabei de encontrar, então vou “fuçar”, abraço!

  3. A semana em 10 links (24 de Janeiro) | Alejandro Suárez blog profissional Diz:

    [...] Mídia Social | Mais Links Naturais Para Seu Conteúdo por Brasil SEO [...]

  4. Thiago Blauth Ferreira Diz:

    Boas suas dicas, acrescentaria a idéia de criar semanalmente um post de algum assunto e dividi-lo em capítulos onde outros blogueiros participariam em determinados capítulos, isso com certeza geraria bons links além é claro de credibilidade que seria passada de blogueiro para blogueiro. Acho que a postura que temos que ter como profissionais de Social Media Marketing é de que a web hoje é colaborativa e portanto colaborar é o melhor jeito de criar fortes laços entre profissionais e influenciadores de determinado assunto. Não basta postar e compartilhar tem que transformar a ação com o decorrer do tempo e para isso não basta agradecer ao interesse do usuário por que se sempre for assim a dinâmica do relacionamento morre ali, tem que existir meios para que o usuário sinta que sua opinião agregou valor ao produto, conteúdo ou serviço, assim ele se sentira parte da ação e da evolução do produto e com certeza assim se sentindo não só linkara o produto como também se tornara um evangelizador do mesmo! E mais ainda deixo a dica de criar dentro do site, blog ou serviço de compartilhamento de conteúdo a criação de um Hall da Fama dos usuários que deram opiniões construtivas aos produtos, conteúdo ou serviços, assim você tornara publica o agradecimento e o valor daquele usuário e isso também com certeza irá gerar muitos links aos produtos.

    Bom espero ter ajudado.

    Paz no coração e Luz na razão.

  5. Jonatas Leonel Diz:

    Olá Thiago,

    Obrigado pela sua contribuição aqui no blog. Concordo plenamente contigo quanto ao fato de que na web colaborativa devemos ser mais participativos valorizando aqueles usuários que mais contribuem com seu blog/website. Gostei da sua idéia do Hall da Fama, ja vi em alguns sites a idéia implementada e com certeza traz bom resultado.

    Obrigado mais uma vez Thiago

  6. Alexsandro Diz:

    Gostei muito do post, acabei de encontrar esse blog e vejo que tem muita informação importante, valeu!

  7. Anderson Lopes Diz:

    Olá Alexsandro,

    Obrigado pelo comentário

    Abraços

    Anderson Lopes
    Equipe Brasil SEO

  8. PageRank de páginas do Twitter | Brasil SEO Diz:

    [...] exemplo, são os seguidores, links externos? O que é que determina [...]

  9. Jonathan Diz:

    eu tenho um site da minha fabrica nele tem umas 20 paginas de produtos , cada pagina um produto diferente . O que é melhor pra aumentar meu PR , nos diretórios ou sites de anuncions colocar link pras paginas especificas , ou linkar tudo para pagina principal ?
    http://www.alumishow.com.br.

  10. Anderson Lopes Diz:

    Jonathan,

    Coloque os links para a página principal, somente se os produtos oferecidos forem de categorias completamente diferentes vale apena colocar os links para os produtos

    Anderson Lopes
    Equipe Brasil SEO

  11. Eduardo Diz:

    olá amigo, sabe me dizer se link no facebook ou outra rede social tem relevancia quanto a backlink?

    Obrigado

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Seu comentário será avaliado pelo moderador antes de ser aprovado.


CheckList SEO
Segredos Adsense
Comunidade de SEO no Google +
Siga o Brasil SEO no Twitter!