Brasil SEO - Otimização de Sites (SEO) | Marketing de Busca (SEM)
Buscar no Brasil SEO:
Checklist SEO
spacer Brasil SEO » SEO e Usabilidade » Dicas de SEO e Acessibilidade spacer

Dicas de SEO e Acessibilidade

Autor Postado por Jonatas Leonel na categoria SEO e Usabilidade
Comentários [5] Comentarios

Olá leitores da Brasil SEO, esta semana li um artigo muitíssimo interessante no Google Webmaster Central Blog, escrito pelo T.V. Raman, um dos pesquisadores do Google, sobre dicas de como criar um site acessível aos usuários e ao próprio crawler do Google. No artigo o autor cita ótimas dicas acerca do assunto considerando algumas características importantes de um site como sua navegação e conteúdo. É importante ressaltar a grande relevância de dicas de seo como essas oferecidas pelos próprios pesquisadores do Google:

Certifique-se que todo conteúdo crítico de seu site é alcançável:

Usuários e web crawlers acessam seu conteúdo navegando seu site através de hyperlinks. Certifique-se que todo o conteúdo de seu site (suas páginas internas) sejam acessíveis através de hyperlinks HTML. Evite linkar seu conteúdo através de outras tecnologias como JavaScript ou Flash.

Hyperlinks HTML seriam links criados pelo elemento anchor <a>. Certifique-se também que o “href” de todos os hyperlinks acessam URL´s reais ao invés de usar hyperlinks vazios manipulados, por exemplo, pelo atributo onclick para acessar uma determinada URL.

Evite hyperlinks desta maneira:
<a href=”#” onclick=”javascript:void(…)”>Product Catalog</a>

Dê preferência a este tipo de linkagem:
<a href=”http://www.example.com/product-catalog.html”>Product Catalog</a>

Certifique-se que seu conteúdo é de facil leitura:

Um conteúdo útil ao usuário é um conteúdo fácil de se ler. Certifique-se que todo o conteúdo importante em seu site é apresentado dentro de documentos HTML. O conteúdo deve estar disponível na página sem a necessidade de ser alcançado através de algum script. Conteúdo escondido atrás de animações em Flash ou textos gerados no browser pela execução de algum JavaScript são despercebidos pelo Googlebot e podem não ser bem visíveis para alguns usuários.

Certifique-se que seu conteúdo esta disponível na ordem de leitura:

Após assegurar-se que seu conteúdo está disponível e alcançável para o usuário é importante verificar se qualquer um que navegue seu site conseguirá seguir seu conteúdo pela ordem lógica de leitura. Se você utiliza um layout complexo por multi-colunas para a maioria do conteúdo de seu site, a dica é voltar atrás e analisar como você esta atingindo o efeito desejado. Por exemplo, o uso de tabelas em seu código HTML, profundamente aninhadas, dificulta a ligação conjunta das partes relacionadas do texto em uma ordem lógica.

O mesmo efeito pode ser alcançado pela utilização de CSS junto de elementos <div> HTML logicamente organizados. Além de ajudar a navegação do usuário com essas dicas você descobrirá que seu site abrirá bem mais rápido pelo navegador além de facilitar a leitura do mesmo pelos crawlers.

Não tenha medo de ser redundante:

Manter as informações de seu site na forma mais acessível possível não significa torná-lo primitivo e simples demais. Criar um conteúdo redundante é muito importante por assegurar que este será proveitoso para qualquer usuário que acesse seu site. Aqui vai algumas dicas:

  • Certifique-se que o conteúdo transmitido através de imagens esteja disponível no momento em que estas não podem ser visualizadas. Assegurar que o usuário entenda o “porquê” de uma determinada imagem estar sendo utilizada em seu site vai além de apenas usar o atributo alt tag HTML. Certifique-se que o texto que cerca a imagem faz o trabalho adequado de ajustar seu contexto para o porquê da imagem estar sendo utilizada. Por exemplo, se você quer ter certeza que todos entendam que a imagem que você esta disponibilizando é de uma ponte, então envolva um texto em torno da imagem.
  • Adicione resumos e subtítulos relevantes às tabelas de modo que o leitor possa ter uma leitura de alto nível da informação que esta sendo mostrada antes da visualização detalhada dos respectivos conteúdos.
  • Adicione um resumo textual detalhado às animações visuais ou à qualquer tipo de exposição de dados.

Bom, seguindo estas dicas de seo simples você com certeza aumentará a qualidade das suas páginas para seus usuários. Um segundo efeito positivo é que logo você também descobrirá que seu site conseguiu melhores posições por conta de mudanças simples como essas. Mas lembrem-se essas dicas são muito importantes mas não milagrosas, otimização de sites como dito muitas vezes aqui, não é uma ciência exata, tente, faça testes e descubra você mesmo.

Segredos Adsense

Artigos Relacionados

5 Respostas to “Dicas de SEO e Acessibilidade”

  1. Adelino Andrade Diz:

    Bom artigo. Vou tentar aplicar alguamas destas dicas no meu blog para ver se ele levanta voo.

    Continue o bom trabalho.

    Abraços,
    Adelino Andrade

  2. Blogs de SEO Que Não Podem Deixar de Ser Visitados - Brasil SEO | Brasil SEO Diz:

    [...] desde 1999 e possui um excelente blog sobre o assunto, o Tropical SEO, sempre trazendo ótimas dicas de SEO. Andy também é palestrante em conferências como a PubCon e a [...]

  3. rtb loja de mp4 Diz:

    muito boa a dica amigo

  4. felipe Diz:

    Ótimas dicas amigo, com certeza vou botar isso em prática no meu site!
    valeww

  5. MCL Virtual Shop Diz:

    Ótimas dicas, amigo. Trabalho há pouco tempo no ramo de lojas virtuais e já aprendi muitas coisas. Um abraço!

Deixe uma Resposta

XHTML: Você pode usar essas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Seu comentário será avaliado pelo moderador antes de ser aprovado.


CheckList SEO
Segredos Adsense
Comunidade de SEO no Google +
Siga o Brasil SEO no Twitter!