Olá leitores do Brasil SEO, estou de volta com mais um artigo, e hoje a discussão será em cima de CTR ser ou não ser um fator de rankeamento.

O que é CTR?
Para explicar de maneira simples o que é CTR (Click-through rate) irei dar um exemplo fictício. Consideremos que a busca por “cadeiras para escritório” teve 4000 impressões nos resultados de busca e que 500 pessoas clicaram em seu website a partir dessa consulta. Nesse caso dividimos o numero de visitas pelo número de impressões, ou seja, 500/4000 = 0,125. Multiplicamos por 100 para obter a resposta em porcentagem e temos que o CTR desse site para a consulta “cadeiras de escritório” é igual a 12,5%. Portanto, podemos dizer que o CTR significa a taxa de cliques em seu site para determinada consulta, calculado pela fórmula:
CTR = (Número de Clicks / Número de Impressões) x 100
PS: Eu usei o vezes 100 para ilustrar a resposta em porcentagem e para facilitar a visualizar o valor real
Que fatores podem alterar meu CTR?
Vamos considerar os resultados de uma busca dentro da interface do Google. Quais são os fatores que um webmaster tem em seu controle para fazer modificações e conseguir atrair mais visitantes?
Obviamente que o fator mais importante acaba sendo a posição que o site encontra-se no resultado da busca, quanto melhor posicionado o seu site tende a ter mais visitas. Nesse fator é muito importante o trabalho de SEO de um site para ter uma melhor posição, e nem cabe ao assunto da discussão proposta.
Vamos falar nos fatores que o webmaster tem o poder direto de alterar para tentar atrair aquele visitante que fez uma consulta no Google, fato que, pode ser um diferencial e “roubar” visitas de um website que esteja em uma posição melhor nas SERPs. Esses fatores são basicamente constituídos de Titulo, Descrição e URL.
Título – É um dos elementos mais importantes dentro de uma página. Ele é a porta de entrada para os usuários e um elemento de muito peso quando falamos em otimização. Um título deve SEMPRE conter sua palavra chave principal trabalhada naquela página, e também outros elementos como um CALL To Action, o nome da empresa, uma palavra chave secundária, e por ae vai, não irei entrar nos méritos das diversas maneiras de se criar um título. O Título de uma página é uma métrica utilizada pelo Google para rankeamento, podemos mudar apenas os títulos das páginas e perceber algumas vezes mudanças de posições nas SERPs, ou seja, é uma métrica que isolada, consegue-se perceber facilmente a sua influencia e força de atuação para os rankings.
Descrição – Criada a partir de uma meta tag description ou através de uma parte do conteúdo da própria página. A meta tag description não está relacionada diretamente com rakeamento, mas nem por isso não deixa de ter sua extrema importância para atrair visitas para um site. Minha dica para meta description é você fazer um balanço entre a utilização de algumas palavras chaves juntamente com um resumo do que o usuário encontrará em sua página, finalizando com uma chamada convidativa para o usuário visitar seu site. Existem diversas maneiras de se criar uma descrição interessante, e o ideal é fazer diferentes testes com descrições diferentes e acompanhar como ficará o CTR da página para cada teste.
URL- A url da página possui certa importância quando falamos em rankeamento, e além disso para o usuário é muito mais interessantes ver uma url assim:
/cadeiras-para-escritorio/
Do que uma url assim:
?category=2&product=47
Existem ainda outros fatores como reviews e outras novas informações que o Google está começando a exibir nos snippets, que podem influenciar um click.
Bom, mas então, depois de tanto BLA BLA BLA onde você quer chegar?
Eu estive falando sobre elementos que podem exercer a influência de um usuário para clicar em seu site ao invés de um concorrente, aumentando assim seu CTR, porém esse aumento de CTR é uma métrica de Rankeamento? Bom a resposta direta é simples:
NÃO!
CTR é facilmente manipulável, você pode pagar pessoas para ficar clicando em seus resultados, você pode criar programinhas que fazem clicks automáticos e por aí vai….ou seja CTR não é uma métrica isolada para o rankeamento.
Ah então não preciso me preocupar com isso, certo?
ERRADO ao quadrado!
A análise em cima do CTR é de extrema importância por 2 motivos básicos.
1- Pense no usuário, você tem que pensar em tráfego e não em rankings nesse caso, pense em como você conseguirá mais pessoas entrando em sua loja, pense em como se diferenciar dos caras em cima de você nas SERPS, pense que aquele usuário pode entrar na sua loja ao invés do concorrente, então quando falamos em CTR é fundamental fazer testes e mais testes de snippets para conseguir atrair mais visitas. E o Google Webmaster Tools possui uma excelente área de análise para isso.
2- CTR não é uma métrica direta para o rankeamento, porém vamos pensar amplamente em visibilidade. Quanto mais pessoas visitam seu site, quanto mais pessoas consegue trazer e exibir seu conteúdo, mais chance de ser referenciado você tem, ou seja, melhorando o CTR terá mais visitas, e se tem mais visitas, a chance de ser referenciado, indicado, mencionado aumenta muito.
Conclusão:
Concentre o seu trabalho na conversão de usuários na interface do Google (aqui tem uma excelente apresentação do Flávio Raimundo sobre o assunto) , pensando em aumento de tráfego e não em rankings. CTR não é uma métrica direta para rankeamento, ou seja, não adianta pedir para sua mãe, tia, irmã e vó clicarem o dia inteiro no seu site, isso não trará resultado algum. Mas lembre-se que qualquer meio que você utiliza para atrair novos usuários para seu site, faz com que aumente as suas chances de ser referenciado, e isso sim, pode influenciar no ranking. Apenas lembrando que esse é meu ponto de vista baseado em minhas experiências e análises, mas existem diferentes frentes no mercado que podem discordar ou concordar…. mas é ae que as coisas ficam interessantes, pois esse é um mercado aberto para diferentes opiniões
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julho 1st, 2010
Parabens pelo artigo Cassiano ficou excelente, e tem muitos clientes que realmente acreditam que ficar clicando ajudara alguma coisa!
Espero que tenha mais artigos seus aqui no brasilseo, estarei pronto para ler
valeu
julho 1st, 2010
Muito bom esse post, realmente faz todo sentido o qe voce colocou sobre a influencia indireta mas sempre o foco no cliente
gostei da parte da vó e mae ficarem clicando na pagina..rs
Parabens
julho 1st, 2010
Como disse naquele dia no Twitter, o CTR e qualquer outra métrica isolada, não influencia…mas no conjunto do cenário sim, e tu encontrou o cenário:
“2- CTR não é uma métrica direta para o rankeamento, porém vamos pensar amplamente em visibilidade. Quanto mais pessoas visitam seu site, quanto mais pessoas consegue trazer e exibir seu conteúdo, mais chance de ser referenciado você tem, ou seja, melhorando o CTR terá mais visitas, e se tem mais visitas, a chance de ser referenciado, indicado, mencionado aumenta muito.”
Mandou muito bem, cara! Ficou ótimo teu artigo!
julho 1st, 2010
Como a velocidade de carregamento do site é um factor que cada vez tem mais importância, com o CTR passa o mesmo.
julho 1st, 2010
Olá pessoal,
obrigado pelos comentarios! Fico feliz de terem gostado do post.
e pablo realmente o CTR isolado não é uma métrica, mas correlacionado com outros fatores realmente pode influenciar. Mas, discordo quanto a analises de métricas isoladas nao existirem, pois o titulo por exemplo conseguimos isolar em testes
Grande Abraço!
julho 1st, 2010
bastante escarecedor o artigo, tiro mts duvidas que eu tinha
julho 1st, 2010
PS: o vezes 100 é para a resposta ficar em porcentagem.
Multiplicar um número por 100 não deixa o número em "porcentagem". Porcentagem é uma razão cuja base é 100 (per centum). Mostrar multiplicado por 100 aumenta em 100 vezes o valor percentual, isto é, 1/100=0,01=1%. O primeiro está na forma fracionário, o segundo na unitário e a terceira na centesimal, mas todos representam a mesma coisa. Multiplicar por 100 tornaria: 100/100=1=100%. A forma centesimal (que contém o símbolo %) é a forma padrão de representação de percentuais.
Se você fizer a conta CTR = (Número de Clicks / Número de Impressões) x 100 no Excel e formatar a célula para percentual (centesimal) você verá que ele é 100 vezes maior em termos percentuais. O correto é somente CTR = (Número de Clicks / Número de Impressões) em termos matemáticos.
julho 1st, 2010
Olá Robert,
interessante sua observação, mas a idéia foi ilustrar de uma maneira simples e prática para os leitores. Fazendo-se somente a conta:
CTR = (Número de Clicks / Número de Impressões)
com
Número de Clicks = 4000 e número de Impressões = 500
Teremos CTR = 0,125
um valor que absoluto não passa a idéia direta do percentual de pessoas que entraram em seu site.
Fazendo CTR (percentual) = CTR (absoluto) x 100 obteremos o resultado percentual
ou seja CTR (percentual) = 0,125 x 100 = 12,5
onde posso dizer que o CTR corresponde a 12,5 pontos percentuais, ou, 12,5%.
O que coloquei foi uma maneira simplificada para ilustrar como entender a representação daquele valor, o que é apenas a idéia inicial para entender o contexto do artigo.
Obrigado pela colaboração.
Grande Abraço!
julho 2nd, 2010
Mt bem explicado o artigo parabens
obrigado por sempre contribur com a comunidade de seo
abraco
julho 2nd, 2010
Ola Cassiano,
estive no uaiseo e vi a apresentacao do flavio e sua tb q foram mt boas.
Esse seu artigo ficou mt bom, espero mais artigos seus por aqui, essa discussao de CTR é longa, e seu ponto de vista no assunto foi fantastico.
obrigado pela contribuição!
julho 2nd, 2010
Muito bom o post cassy. Também acho que o CTR não é um fator de rankeamento atualmente, mas acredito que o google está caminhando para este lado… assim como foi com o page speed! OU seja… não descarto a possibilidade de vir a ser num futuro!
abraços a todos!
julho 4th, 2010
onde posso dizer que o CTR corresponde a 12,5 pontos percentuais
Cassiano, esta é a melhor forma de colocar a questao original. Muitas pessoas (nao estou dizendo o seu caso) fazem uma enorme confusao entre pontos percentuais, pontos base e o percentual em si.
Como foi multiplicado por 100 falar em pontos percentuais, como em seu comentário acima, é o correto em termos de representacao (sem %) o mesmo valendo para pontos base (x10000).
Vira e mexe, lemos nos jornais que o BC baixou a Selic em “meio porcento” ao invés de dizer que baixou em “meio ponto percentual” ou “50 pontos base”.
Aí, a coisa vira um samba do criolo doido…
)
De qualquer modo, valeu aí a troca de idéias. Os artigos de voces me têm sido bastante úteis no direcionamento de meu site que ainda está em sua infância e precisa de muito, mas muito trabalho em termos de SEO.
Até o próximo artigo! (Y)
julho 5th, 2010
Nosssa mt bom mesmo esse artigo Cassiano
PArabens pela clareza com que voce trata o assunto.
julho 5th, 2010
Olá Lúcio, Julio, Dudu e Marcio
Obrigado pelos elogios e tentarei ter uma frequencia maior de artigos, estou lutando contra o tempo para escrever por aqui.
E é isso ae Robert, eu concordo com você mesmo, é um erro muito comum nos veiculos de comunicação. E fico feliz de os artigos estarem ajudando em seu site
Grande Abraço a Todos!
julho 5th, 2010
DETONO NO ARTIGO, FICOU MT FODA MESMO!
nAO TEM PORTANCIA FALAR PALAVRAO PQ NO SEARCHCAST VC FALA BASTANTE…HAHAHAHA
MAS FALANDO SERIO FICOU MT BOM, GOSTEI DO ARTIGO E TB GOSTO MTS DAS SUA OPINIOES NO SEARCHCAST
ATE
julho 5th, 2010
Opa Mauri,
valew mesmo os elogios kra!
Eu falando palavrão? Não não….não sei da onde tirou isso ;P
Abraços!
julho 6th, 2010
Bom dia Cassiano,
A nova funcionalidade no google webmsater tools realmente facilita e muito uma analise em cima do CTR de cada palavra chave. Talvez pelo google ter soltado essa funcionalidade muitas pessoas comecaram a achar que isso poderia ser uma influencia no ranking, mas eu concordo com o seu ponto de vista, isso é uma funcionalidade criada para os usuários, para uma análise visando aumento trafego com criação de snippets melhores. E como voce mesmo disse, isso é uma influencia indireta no rankeamento, ja que maior visibilidade atrai maior chances de ser referenciado.
Muito bom o seu artigo e parabens pelo seu trabalho no Brasil SEO.
julho 6th, 2010
Olá Mairlon,
Muito obrigado pelo comentario e agradeço os elogios!
Eu acho que a enorme obsessão por rankings faz com que algumas pessoas esqueçam dos usuários, e que simples mudanças nos snippets podem trazer um enorme retorno em visitas de qualidade para o seu site.
Grande Abraço!
julho 6th, 2010
Fala Cassiano,
parabéns pelo empenho no artigo.
Eu acredito que CTR alto significa Qualidade e Relevância.
Não afeta o ranking diretamente, porém, afeta fatores de relevância que afetam diretamente o ranking.
Poderíamos imaginar que o CTR é uma variável de um algorítimo de relevância, talvez com uma base bem controlado matematicamente do seu resultado.
Compartilha dessa ideia?
Abs
julho 6th, 2010
Fala Maurício,
Legal ver você por aqui comentando.
Bom, eu penso o seguinte:
Se um site possui um CTR alto para determinada palavra chave, ele provavelmente está bem posicionado no google e talvez possua um snippet atrativo para converter aquele click. Ou seja, um site que não aparece bem nos resultados do Google ele não terá um CTR interessante, já que a tendencia é o número de clicks cair a cada posição mais abaixo nas SERPS. Ou seja, O CTR alto indica uma relevancia interessante para o site naquela consulta, onde foram utilizados vários critérios pelo google para posicionar aquele website nos seus resultados de busca e o trabalho em cima do snippet é um artifício para aumentar mais ainda os clicks em seu site, através da filosofia de que mudando a capa de um livro podemos conseguir atrair mais leitores interessados.
Então eu compartilho da idéia que o CTR é um indicativo dos esforços aplicados a um website, eu não usaria o CTR como uma variável do algoritmo de relevãncia, e sim usa ele como uma maneira de medir os seus esforços para ser relevante a uma consulta.
E como eu falei, acredito que um CTR alto não é um fator que influencie diretamente no posicionamento para certa consulta, mas acredito que o tráfego gerado aumente a chance de ser referenciado.
Bom, meio confuso né? hahaha é apenas uma idéia…esse mundo de SEO é composto de tantas duvidas e questões…
Valew Maurício…
Abração!
julho 9th, 2010
Texto muito bom, coloquei nos meus favoritos
julho 14th, 2010
Olá,
Primeiramente parabéns pelo site! É através dele que esclareço diversas duvidas que tenho.
Bem, possuo uma duvida, vi em outro artigo de vocês que o Google não penaliza conteúdo duplicado, possuo um blog e constantemente faço uma postagem igual a outra que já tinha feito anteriormente. Minhas duvidas são:
Isso faz reduzir meu pagerank?
Será que se eu mantiver um dos posts, e deletar os outros, melhoraria minha posição no Google?
Vlw
julho 15th, 2010
Olá Leonardo,
Obrigado pelos elogios!
Quanto a posts duplicados, Não faça isso! Você está saindo perdendo e muito no seu site. Qual dos posts o google deverá considerar para aparecer nos resultados de busca? Você estará dividindo os links que chegam para o post. Você não será punido por isso, mas isso certamente não irá te ajudar.
Ao invés de somente deletar os outros posts, faça um redirecionamento 301 dos posts que deseja deletar para o conteúdo que deseja manter, assim você mantem a força de links que chegam a esses posts.
Abração!
agosto 12th, 2010
Olá Cassiano,
Excelente artigo, muito feliz a sua colocação sobre a necessidade do equilibrio entre Robôs e Humanos, pois quando planejamos o site devemos sempre ter em mente que fazemos o site para Gente e nesse processo também lembramos Crawler que é quem julga se nosso site sobe o desce no mecanismos de busca.
E ainda que o CTR não interfira no rankeamento, devemos sim ter o CTR como base para saber se os site em que trabalhamos necessitam ou não de serem otimizados para Humanos.
Grande abraço
Erik
Analista de Marketing Digital
agosto 12th, 2010
Boas Dicas!!! Tu tens twitter?
agosto 13th, 2010
Ola Carlos,
meu twitter eh @cassy82
Abraco!
agosto 13th, 2010
Ola Erik,
Muito obrigado pelo comentario, e realmente esse equilibrio e’ algo extremamente necessario.
Abraco!
setembro 16th, 2010
Muito interessante a materia e tambem interessante. Parabens.
fevereiro 17th, 2011
Parabens pelo trabalho..
março 29th, 2011
Obrigado. Informação perfeita.
julho 7th, 2011
Muito bom artigo, obrigado.
julho 18th, 2011
esse site está dando testa aos mais conhecidos, que nao preciso citar nomes^^, sempre tiro umas dúvidas aqui(sou iniciante), e vc tratou essa questão do ctr com clareza e deu um ponto de vista interessante.
setembro 8th, 2011
Hoje em dia SEO siginifica estudar, estudar, estudar e estudar novas técnicas do google a da net para divulgação de seu site.